Em janeiro de 2017 o secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon deixará seu cargo. A campanha já começou e, entre os candidatos, três mulheres tentam se eleger para um posto ocupado apenas por homens desde que a organização foi criada, há 70 anos.
Quatro mulheres já se declararam candidatas para o cargo ocupado atualmente pelo sul-coreano Ban Ki-moon. A búlgara Irina Bokova, que dirige atualmente a Unesco, e as ex-ministras das Relações Exteriores da Croácia, Vesna Pusic, e da Moldávia, Natalia Gherman, fazem parte da lista, além da ex-primeira-ministra da Nova Zelândia Helen Clark, que anunciou sua candidatura nesta segunda-feira (4). "Me apresento com base em minha comprovada experiência de liderança durante quase três décadas, tanto em meu país como nas Nações Unidas", disse a neozelandesa, que dirige há sete anos o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), uma das principais agências da ONU.
A busca por um sucessor para Ban Ki-moon acontece em um momento de alta tensão internacional, quando a organização se depara com a pior crise de refugiados desde a II Guerra Mundial, além de intensos conflitos no Oriente Médio e na África. O atual secretário-geral teve seu mandato renovado em 2011, e nenhuma regra impede que ele tente ficar mais cinco anos no cargo. No entanto, até agora, nenhum dirigente efetuou mais de dois mandatos e o próprio sul-coreano já disse que não pretende se candidatar novamente.
© Fornecido por RFI
Há alguns meses um movimento dentro ONU vem se organizando em defesa da ideia de que, pela primeira vez, uma mulher dirija a organização. Até o atual secretário-geral já se declarou disposto a apoiar uma candidatura feminina para o cargo.
Afim de garantir a imparcialidade na direção das Nações Unidas, as rédeas da organização nunca foram entregues a um cidadão de um dos cinco países membros permanentes doConselho de Segurança (Rússia, China, Reino Unido, Estados Unidos e França). Para ser eleito, o novo secretário-geral deve obter o apoio de pelo menos dois terços dos 193 países membros da entidade.