Postagem em destaque

Notícias de Brasília no Diário do Poder

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Irã ... uma revolução facial: ""Eu nunca havia pensado em compartilhar minha carteira de identidade online", disse um internauta."

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/12/151124_identidades_ira_lab

Como os jovens iranianos estão usando o Instagram para se rebelar

  • Há 4 horas

Kartmeli ChallengeImage copyrightkartmelichallenge
Image captionDesde a revolução, Irã vive sob rigoroso código de vestimenta

Jovens iranianos estão postando fotos no Instagram para mostrar o que consideram ser sua "real" identidade - ao lado de fotos formais que tiveram que tirar para seu documento oficial de identificação.
Duas contas de Instagram populares no país estão pedindo que as pessoas postem essas fotos, e muitos estão aderindo ao "desafio da carteira de identidade" (KarteMeliChallenge).
As fotos oficiais sem expressão, em preto e branco e, no caso das mulheres, de véu, são postadas junto a imagens coloridas, divertidas e estilosas feitas pelas pessoas.
Desde que o desafio começou, há um mês, cem fotos foram postadas - em um país onde postar fotos privadas em uma plataforma pública pode ser interpretado pelas autoridades como ato criminoso.
Uma segunda página, "DontJudgeChallengeTM", tem outras 160 fotos - e 120 mil seguidores.

Foto oficial

O órgão responsável por emitir as identidades e passaportes no Irã dá as seguintes instruções em seu site:
"Para homens: sem chapéus, óculos, gravatas, joias, cabelo com penteado ou costeleta... a testa e as orelhas devem estar visíveis. A cor da roupa não pode combinar com o fundo."
"Para mulheres: hijab completo (véu muçulmano que deixo só o rosto à mostra) com uma lenço de cabeça de cor escura para que o formato arredondado do rosto fique visível; sem maquiagem e joias."

kartmeli challengeImage copyrightkartmelichallenge
Image copyrightkartmelichallenge

A maioria dos comentários no Instagram fala sobre a aparência das pessoas nas fotos, com muito sarcasmo sobre alguns que parecem ter feito uma plástica - o que é extremamente popular no Irã.
"O desafio deveria se chamar 'antes e depois da plástica', disse um internauta.
A administradora da página KarteMeliChallenge já havia tentado fazer uma campanha diferente, pedindo que mulheres mandassem fotos com o véu islâmico e outras sem, lembrando a campanha viral "Minha Liberdade Furtiva", que incentivou mulheres a se desfazer de seus hijabs.

kartmeli challengeImage copyrightkartmelichallenge

Mas depois ela decidiu focar em uma nova ideia. "É raro as pessoas ficarem felizes com sua foto da carteira de identidade", ela disse ao site iraniano Iran Wire. "E é isso que faz a campanha interessante."
Há um código de vestimenta rigoroso no Irã, principalmente para mulheres, desde a revolução de 1979, e a reação ao desafio mostra que as pessoas gostam da ideia de "revelar" suas identidades.
"Eu nunca havia pensado em compartilhar minha carteira de identidade online", disse um internauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário