Postagem em destaque

Canal de ISRAEL ...!

sábado, 7 de março de 2015

Homenagem à Mulher > Ariano Siassuna / Cmais


Ariano Suassuna: A mulher e o reino

Na contramão do poema-pílula e do "semi hai kai" contemporâneo, sua poesia tem fôlego e uma sonoridade excepcional, alcançando, assim, a vertiginosa altura da poesia épica
Fábio MalavogliaLiteratura
26/08/14 14:49 - Atualizado em 10/09/14 23:43
Ariano Suassuna (Imagem: Reprodução)

Homenageamos o romancista, poeta e dramaturgo Ariano Suassuna, morto no último mês de julho, lendo alguns de seus poemas. São vigorosos sonetos, de português sonante e de sabor antigo.

A potência de seus versos vem das mesmas fontes onde beberam os menestréis medievais e os cantadores sertanejos. É barroca, religiosa, aprecia desdobrar-se em palavras magníficas. Na contramão do poema-pílula e do "semi hai kai" contemporâneo, tem fôlego e uma sonoridade excepcional. E alcança, assim, a vertiginosa altura da poesia épica, como podemos perceber agora, ouvindo os versos de A Mulher e o Reino.


Ariano Suassuna: A mulher e o reino
Oh! Romã do pomar, relva esmeralda
Olhos de ouro e azul, minha alazã
Ária em forma de sol, fruto de prata
Meu chão, meu anel, cor do amanhã
Oh! Meu sangue, meu sono e dor, coragem
Meu candeeiro aceso da miragem
Meu mito e meu poder, minha mulher
Dizem que tudo passa e o tempo duro
tudo esfarela
O sangue há de morrer
Mas quando a luz me diz que esse ouro puro
se acaba pôr finar e corromper
Meu sangue ferve contra a vã razão
E há de pulsar o amor na escuridão

 
cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV CulturaUnivespTV,MultiCulturaTV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário