quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Estudante nigeriana escapou do sequestro e conta como foi... Época / Estadão / Boko Haram



Garota que escapou do Boko Haram conta como foi o sequestro em um colégio na Nigéria

Em entrevista ao jornal "O Estado de São Paulo", a estudante de 18 anos lamentou que o caso tenha caído no esquecimento

REDAÇÃO ÉPOCA
25/02/2015 15h37 - Atualizado em 25/02/2015 17h03
Saa_Boko Haram (Foto: (AP Photo/Keystone, Salvatore Di Nolfi))
A estudante nigeriana conhecida como Saa é uma das vítimas do sequestro do Boko Haram a um colégio público da cidade de Chibok, ocorrido em abril de 2014. Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, ela conta como foi a invasão do grupo extremista à escola de onde estima-se que foram levadas 300 garotas. Até hoje não se sabe o paradeiro da maioria delas. 

“Aquela noite ainda não terminou”, afirma Saa. A estudante diz que o caso caiu no esquecimento das pessoas e recebe pouca atenção da comunidade internacional. “Quando o sequestro ocorreu, houve um apelo em todo o mundo e foi muito comovedor. Mas hoje vejo que o mundo já não dá a mesma atenção”, diz.
Na noite em que aconteceu o sequestro, ela e uma amiga conseguiram pular do caminhão em que o grupo mantinha as meninas sequestradas. As duas se esconderam na floresta e conseguiram voltar a Chibok graças à ajuda de um homem que passava pelo local de bicicleta. Desde então, Saa vive nos Estados Unidos e, apesar da vontade de retornar ao seu país de origem, não sabe quando isso será possível.
O Boko Haram surgiu em 2009 e defende a criação de um Estado Islâmico na Nigéria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário