domingo, 22 de junho de 2014

Torcida argentina preocupa segurança de jogo marcado para Porto Alegre

http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/copa-2014/noticia/2014/06/invasao-de-argentinos-no-maracana-muda-esquema-de-seguranca-no-rs-4532692.html


Invasão de argentinos no Maracanã muda esquema de segurança no RS

Gerente de Operações de Segurança da Fifa está em Porto Alegre para definir medidas com órgãos locais

21/06/2014 | 15h08
Além do grande número de argentinos sem ingressos, o perfil dos torcedores do país vizinho preocupa a polícia gaúcha
Invasão de argentinos no Maracanã muda esquema de segurança no RS YASUYOSHI CHIBA/AFP
Foto: YASUYOSHI CHIBA / AFP
A chegada em massa de torcedores argentinos provoca uma série de ações especiais envolvendo a própria polícia argentina, autoridades brasileiras e a Fifa. Desde a semana passada, são estudadas ações preventivas para o jogo Nigéria e Argentina.
Há cerca de 10 dias, o governo argentino enviou para Porto Alegre um policial que atua como observador. Na quinta-feira, chegou o coronel da reserva da PM paulista Miguel Libório, gerente de Operações de Segurança da Fifa, para definir medidas com órgãos locais.
— Será um operação especial que vai durar três dias, na véspera, na data da partida e no dia seguinte. Eles moram perto e virão em carros — afirma o coronel João Diniz Godoi, comandante do Batalhão Copa.
Quais serão as medidas preventivas
Fronteiras e divisa
-Nas regiões de entradas no Estado, na fronteira com a Argentina e o Uruguai e na divisa com Santa Catarina, serão fiscalizados veículos. O trabalho será feito por servidores de sete órgãos públicos estaduais e federais, como Polícia Civil e Polícia Federal.
Beira-Rio
- A Fifa vai ampliar o número de seguranças privados no estádio. Serão mais de 240 homens espalhados por pontos estratégicos para tentar evitar tumultos como ocorridos no Maracanã, envolvendo torcedores argentinos e chilenos. Já os 140 PMs escalados para trabalhar dentro do Beira-Rio, que antes ficavam em salas aguardando serem chamados, vão dar apoio aos seguranças privados nas arquibancadas, nos bares e nas zonas de circulação de torcedores.
Áreas de isolamento
- A BM vai colocar 250 homens do BOE para fortalecer o efetivo que guarnece o gradil no arredores do estádio, com acesso exclusivo para quem tem ingressos. A meta é impedir invasões como as vistas no Maracanã. Também haverá atenção à região de bares da Cidade Baixa e outros pontos de concentração.
Cais do Porto
- Ônibus de excursões que permanecerem mais de um dia em Porto Alegre deverão ficar estacionados no Cais do Porto. A EPTC alerta que só o veículo pode ficar ali, sem passageiros. Os turistas que chegarem em motor-homes deverão se instalar em campings.

Nenhum comentário:

Postar um comentário