Postagem em destaque

O BRASIL ESTÁ FICANDO sem gra ca...

domingo, 15 de junho de 2014

Olhe pra cima, sorria e acene pro céu... Skybox está olhando pra você!


Google compra Skybox e terá poder de observação a partir do espaço

Por Redação em 14.06.2014 às 20h55
Google



Agora o Google poderá "ver" você bem de perto e não apenas via web, mas no seu dia a dia. A empresa adquiriu a startup Skybox, que dispara fotos e vídeos de alta resolução através de satélites de baixo custo no espaço. Com a aquisição o Google terá acesso a quase qualquer coisa que acontece na Terra, com a possibilidade de observar o funcionamento de economias, nações, natureza e indivíduos. 
Os satélites da Skybox têm capacidade para tirar fotos a partir de 500 quilômetros até um metro do chão, com uma alta definição.

Com esse novo poder em mãos, o Google também precisa apresentar novas garantias de respeito à privacidade – mesmo que ele seja capaz de ver o que você faz no seu cotidiano, isso não significa que ele realmente fará isso. A empresa justificou a aquisição dos satélites da Skybox como uma ferramenta para manter o Google Maps atualizado e que no futuro pretende usá-los para difundir o acesso à internet em locais remotos, buscando promover assim os serviços já existentes da empresa.

Uma reportagem no Wired sobre o Skybox apresenta algumas ideias de como as imagens de alta resolução captadas do espaço podem ser usadas para fins comerciais bem específicos, como imagens de poços e montes que podem identificar a produtividade de minas, o mapeamento de estacionamentos para identificar padrões de varejo e mesmo imagens que mostram um acidente de carro. O Skybox já realizou estudos ousados usando esses recursos, como o mapeamento das reservas de petróleo da Arábia Saudita medidas a partir do espaço.

Com o recurso de imagens de cima para baixo, empresas e governos podem identificar padrões comerciais e produção econômica no mundo todo. As informações coletadas por esse meio podem ser usadas tanto para o bem das pessoas, como para o mal, dizem alguns.
Mesmo com todas as suposições, não é muito provável que o governo norte-americano permita um uso desenfreado de um satélite deste tipo e o Google tenha que seguir especificações semelhantes a outras empresas com tecnologia semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário