sexta-feira, 27 de junho de 2014

Google revela novos produtos...Android Auto, Android TV, Android L, Android Wear

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/06/google-anuncia-android-auto-sistema-operacional-para-carros.html

Google anuncia Android Auto, sistema operacional para carros

Empresa também revelou em conferência novo serviço de vídeo Android TV.
Android Auto sincroniza dados de smartphones com sistema de veículos.

Do G1, em São Paulo
Google demonstra Android Auto durante abertura da conferência Google I/O (Foto: Elijah Nouvelage/Reuters)
Google demonstra Android Auto durante abertura da conferência Google I/O (Foto: Elijah Nouvelage/Reuters)
O Google anunciou nesta quarta-feira (25) o Android Auto, uma versão do seu sistema operacional móvel feita para carros. De acordo com a empresa, a plataforma sincroniza dados de smartphones Android com o veículo e privilegia o uso de comandos de voz, evitando que o motorista se distraia durante a direção.
O anúncio foi realizado na abertura da conferência Google I/O, realizada em San Francisco (EUA). Durante o evento, a empresa também revelou um serviço Android para televisores e uma prévia do Android L, reinvenção (principalmente) visual do sistema de smartphones e tablets que busca uniformizá-lo para o uso em vários dispositivos.
Google Maps fornece mapas com trânsito em tempo real para o motorista que usam o Android Auto (Foto: Reprodução/Google)Google Maps fornece mapa com trânsito em tempo
real para o motorista que usa o Android Auto (Foto:
Reprodução/Google)
No carro
O Android Auto é a oferta do Google para concorrer com o CarPlay, plataforma da Apple lançada em março que permite controlar as ferramentas do iPhone diretamente do painel do carro. O Google Maps, por exemplo, mostra mapas com trânsito em tempo real e traça rotas para pontos que você favoritou no smartphone.
Aplicativos de música também são compatíveis, e o Android Auto permite ainda ditar e mandar mensagens enquanto se está dirigindo.
Durante o evento, o Google anunciou que 40 montadoras – como Chevrolet, Fiat, Ford, Honda e Hyundai – firmaram acordo para usar a tecnologia. A plataforma de desenvolvimento do Android Auto será lançada em breve aos desenvolvedores e chega no final do ano para os consumidores.
Dave Burke anuncia Android TV durante evento do Google nesta quarta-feira (25) (Foto: Elijah Nouvelage/Reuters)Dave Burke anuncia Android TV durante evento do
Google na quarta (Foto: Elijah Nouvelage/Reuters
)
Na TV
Diferentemente do Chromecast, acessório acoplado ao televisor para espelhar na tela grande o conteúdo de um smartphone ou tablet, o Android TV é uma plataforma que já vem integrada a Smart TVs ou set-top-boxes. Segundo o Google, televisores da Sony, Sharp e TPVision virão com Android TV nos próximos anos.
O dispositivo móvel, por sua vez, pode ser usado como controle remoto e permite escolher atrações da Play Store ou do Netflix, por exemplo. Usando comandos de voz, o usuário também consegue fazer buscas por atores, séries e filmes e ler informações relacionadas. Os relógios inteligentes compatíveis com Android podem ser usados como outra forma de navegação.
Um segundo foco do Android TV é a execução de aplicativos e games em tela cheia. O jogador poderá disputar partidas on-line e ganhar conquistas, como no Xbox e no PlayStation.
O Chromecast também apareceu na conferência. Uma nova versão, ainda em testes, poderá espelhar tudo que se vê na tela do telefone, como a câmera fotográfica ou o aplicativo Google Earth, demonstrado no evento.
Nova versão do Android, que recebeu o nome de 'L' (Foto: Reprodução/Google)Detalhe da interface do novo Android L (Foto:
Reprodução/Google)
No smartphone e tablet
Todas as novidades do Google são permeadas pelo novo sistema móvel Android L, inspirado em "papel e tinta", de acordo com a empresa.
O Android L é fundamentado por um conceito chamado de design material e tenta unificar as interfaces do Google em todos os dispositivos.
As sombras nos cantos dos menus são destacadas, criando uma noção tridimensional, e a tela reage visualmente a cada toque. Toda mudança no display é animada, da minimização de um app à mudança da tela de contatos para a de ligação, o que dá uma aparência mais ágil ao sistema.
A área de notificações também foi reformulada e não atrapalha o usuário durante um jogo ou uma ligação telefônica, por exemplo. Ao receber o aviso, ele pode atender a chamada ou deslizar a notificação para cancelá-la: tudo sem interromper a atividade que está fazendo.
O Google diz que essa nova versão do Android terá ainda melhorias de desempenho gráfico, buscando aproximar o visual dos jogos de smartphone com os de PCs.
Sundar Pichai, vice-presidente de Android, apresenta relógios inteligentes que usam o sistema (Foto: Elijah Nouvelage/Reuters)
Sundar Pichai, vice-presidente de Android, apresenta relógios inteligentes que usam o sistema (Foto: Elijah Nouvelage/Reuters)No relógio
O Google também mostrou uma plataforma de desenvolvimento de apps para "smartwatches", os relógios inteligentes, chamada Android Wear. E apesar de não exibir um modelo próprio, a empresa revelou dois novos aparelhos de LG e Samsung.
A Android Wear mostra notificações importantes ao usuário, evitando que ele fique olhando no telefone todos os dias. A média de visualizações dos usuários é de 125 por dia.
O relógio traz informações sobre voos, mensagens e notificações. O usuário pode escolher que tipo de ponteiros mostrará a hora. Também é possível dar comandos de voz ao relógio para criar lembretes, por exemplo. Tudo é sincronizado com o smartphone em tempo real.
O relógio permite também ver quem está ligando, contar os passos, controlar a reprodução de músicas e responder e ler mensagens. O usuário ainda pode usar comandos de voz para obter as informações sem precisar pegar o celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário