Postagem em destaque

MST continua invadindo.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Estátua do deus Apolo pode ter 2.500 anos e deve valer 500 mil dólares foi descoberta na Faixa de Gaza

Enviado por Daniela Kresch - 
2.3.2014
 | 
20h40m

Palestinos de Gaza pedem ajuda para avaliar estátua misteriosa


Uma enigmática estátua de bronze do deus grego Apolo está confundindo os palestinos da Faixa de Gaza. A estátua misteriosa, que teria 2,5 mil anos de idade, pesa incríveis 450 quilos e mede 1,7 metros. Alguns palestinos estimam que possa valer, no mínimo, US$ 500 mil.  

Mas como os moradores de Gaza não têm certeza disso, estão fazendo um apelo internacional para descobrir de onde veio a peça, sua história e quanto ela realmente vale.

A estátua foi descoberta por pescadores na costa de Gaza há alguns meses. Chegou a ser “sequestrada” por grupos armados e colocada para vender no site de vendas online eBay, mas o governo do grupo islâmico Hamas a resgatou. Desde então, autoridades tentam identifica-la. 

O apelo do Hamas esbarra, no entanto, em questões diplomáticas. O governo do grupo – considerado terrorista pelos Estados Unidos, por Israel e pela União Europeia – não é reconhecido internacionalmente. Mas o Hamas, que controla Gaza desde 2007, quando que expulsou a liderança moderada da Autoridade Palestina do território, tem esperanças de que o mistério arqueológico, no entanto, mude essa realidade.

-- A estátua pode ser emprestada para museus conhecidos na França e na Inglaterra, o que levaria a contatos entre o governo de Gaza e outros governos – disse o vice-ministro do Turismo de Gaza, Mohammed Khalla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário