Postagem em destaque

MALDADE É O PROJETO Blue .beam ...

*O PROJETO BLUE BEAM: Já soube que os governos estão admitindo os OVNIs e há vários movimentos atuando para a implantação de uma religião gl...

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Poema da noite.... de ontem! / blog Ricardo Noblat

Enviado por Pedro Lago - 
11.11.2013
 | 
23h30m
POEMA DA NOITE

As cinzas de Gramsci IV - Pier Paolo Pasolini


O escândalo de me contradizer, de estar 
contigo e contra ti; contigo no coração, 
à luz do dia, contra ti na noite das entranhas;

traidor da condição paterna 
- em pensamento, numa sombra de ação - 
a ela me liguei no ardor

dos instintos da paixão estética; 
fascinado por uma vida proletária 
muito anterior a ti, a minha religião

é a sua alegria, não a sua luta 
de milênios: a sua natureza, não a sua 
consciência; só a força originária

do homem, que na ação se perdeu, 
lhe dá a embriaguez da nostalgia 
e um halo poético: e mais nada

sei dizer, a não ser o que seria 
justo, mas não sincero, amor abstrato, 
e não dolorida simpatia…

Pobre como os pobres, agarro-me 
como eles a esperanças humilhantes, 
como eles, para viver me bato

dia a dia. Mas na minha desoladora 
condição de deserdado, 
possuo a mais exaltante

das posses burguesas, o bem mais absoluto. 
Todavia, se possuo a história, 
também a história me possui e me ilumina:

mas de que serve a luz?


Pier Paolo Pasolini (Bolonha, Itália, 5 de março de 1922 - Óstia, Itália, 2 de novembro de 1975) - Além de mundialmente conhecido e importante cineasta, também foi poeta, escritor, jornalista e professor. Formou-se em Literatura pela Universidade de Bolonha, pertenceu ao Partido Comunista Italiano. Combateu o Fascismo a sua vida inteira. Foi brutalmente assassinado sob condições ainda bastante polêmicas. Pasolini realizou filmes que se tornaram clássicos como 'Medeia', 'Os 120 dias de Sodoma' e 'Teorema'. Todas as traduções foram feitas por Maria Jorge Vilar de Figueiredo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário