Postagem em destaque

MAIS UM DESASTRE À VISTA OU A PRAZO....!

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Artesã de Divinópolis faz sucesso com luminárias de PVC / G1

20/11/2013 08h36 - Atualizado em 20/11/2013 08h45


Artesã de Divinópolis transforma canos 




de PVC em luminárias


Eliene Pinheiro faz do artesanato uma fonte de renda.
Trabalho da artista será exposto no Espaço GTO.

Marina AlvesDo G1 Centro-Oeste de Minas

6 comentários
artesã Eliene Pinheiro de Divinópolis MG transforma cano de PVC em luminária (Foto: Eliene Pinheiro/Arquivo pessoal)Artesã fez do artesanato com PVC uma nova fonte
de renda (Foto: Eliene Pinheiro/Arquivo pessoal)
Após ser dispensada do emprego, onde desempenhou por quatro anos a função de operadora de caixa, Eliene Pinheiro de Divinópolis decidiu abrir o próprio negócio. Segundo ela, o que poderia ser desesperador tornou-se uma oportunidade de vida. Eliene transformou o hobby em uma nova fonte de renda usando canos de PVC. Nas mãos da artesã, os tubos de plástico utilizados em construções se transformam em luminárias. Mas, foi preciso um empurrãozinho de amigos para que Eliene desse vida ao material. “Uma amiga pediu para eu fazer um abajur com material reciclado. Pensei em tecido, garrafa pet e cheguei ao PVC. A vantagem é que é um material leve, resistente e durável”, contou.
Aos poucos, o trabalho de Eliene começou a encantar outros amigos e novos clientes. A garagem da casa dela se transformou em um ateliê e os pedidos passaram a ser em média de um por dia. “Comecei a comercializar em julho. Antes dava de presente para amigos e quando senti segurança para vender as coloquei no mercado. Tenho me dedicado integralmente a essas luminárias e nesses setes meses devo ter criado mais de 100 unidades”, disse a artesã.
São mais de quarenta modelos que podem levar de três horas até um mês para serem confeccionados. Além da tinta, lantejoulas, renda e adesivos dão um toque aos detalhes das obras


artesã Eliene Pinheiro de Divinópolis MG transforma cano de PVC em luminária (Foto: Eliene Pinheiro/Arquivo pessoal)
Segundo Eliene, a inspiração para o trabalho está em todos os lugares. “Às vezes vejo uma roupa com uma estampa bacana e imagino que ela poderia dar uma boa luminária. Aí faço o desenho no papel e reproduzo no PVC. A verdade é que tudo ao meu redor me inspira”, revelou.
E para a artesã, não existe satisfação maior em conferir o resultado final do trabalho dela. “Ver um simples cano de plástico ser transformado em uma luminária de acordo com o desejo do cliente é fantástico. Uma vez fiz o rosto de Nossa Senhora Aparecida e foi emocionante”, relembrou.
artesã Eliene Pinheiro de Divinópolis MG transforma cano de PVC em luminária (Foto: Eliene Pinheiro/Arquivo pessoal)Doador vai concorrer a uma das luminárias
expostas (Foto: Eliene Pinheiro/Arquivo pessoal)
Exposição na Câmara
De 20 a 22 de novembro, 30 luminárias de Eliene estarão expostas no Espaço GTO da Câmara Municipal de Divinópolis, a partir das 12h. De acordo com a artesã, essa oportunidade é a realização de um sonho. “Eu sempre quis expor meu trabalho e decidi procurar a Câmara. Fiquei muito feliz quando me disseram que havia uma semana vaga para expor as luminárias. Será bem interessante”, declarou.
A entrada à exposição é um quilo de alimento não perecível e a pessoa concorrerá a uma das luminárias, podendo escolher qual gostaria de levar para casa. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições carentes da cidade.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário