Postagem em destaque

JOICE HASSELMNN perde a serenidade no "Inteligênciia Ltda"

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

G1 - Câmeras registram desabamento de prédio em obras na Zona Leste de SP - notícias em São Paulo

G1 - Câmeras registram desabamento de prédio em obras na Zona Leste de SP - notícias em São Paulo

27/08/2013 18h00 - Atualizado em 27/08/2013 18h00


Câmeras registram desabamento de 



prédio em obras na Zona Leste de SP


Vídeo mostra que edifício veio abaixo de uma vez na manhã desta terça.
Pelo menos seis pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas
.

Do G1 São Paulo


Câmeras de segurança registraram o momento em que um prédio em construção desabou na manhã desta terça-feira (27) na Avenida Mateo Bei, em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo. As imagens foram exibidas pelo Globo Notícia e mostram o edifício desabando de uma vez. Uma nuvem de fumaça toma conta da rua.
O desabamento deixou mortos e feridos. Às 12h, o major Anderson Lima, do Corpo de Bombeiros, informou que ao menos sete pessoas morreram. Pelo Twitter, os bombeiros afirmam que seis mortes já foram confirmadas. O capitão Marcos Palumbo, porta-voz dos Bombeiros, explicou que, além das seis mortes confirmadas, as equipes conseguem ver um ponto do desabamento onde há mais um ou dois corpos.
Entretanto, como o ponto é de difícil acesso, ainda não foi possível verificar quantas vítimas estão sob os escombros. Até as 17h15, quatro corpos já tinham sido retirados. Pelo menos 24 pessoas foram socorridas, a maioria com ferimentos de intensidade leve e moderada.
O coronel do Corpo de Bombeiros Reginaldo Campos Retulho diz que os trabalhos devem continuar à noite em busca de cinco pessoas desaparecidas. "É uma corrida contra o tempo. Após as primeiras 24h, diminuem as chances de as pessoas estarem vivas", afirmou. Retulho estima que os trabalhos podem durar até 3 dias. "Torcemos para que aquele número inicial de 35 vítimas não aumente", disse o coronel.
O desabamento total do imóvel de dois pavimentos aconteceu por volta das 8h30, na Avenida Mateo Bei, próximo à Avenida Maria Cursi. A estimativa é que cerca de 35 pessoas estivessem na obra de construção de uma loja da rede Torra Torra no momento do acidente.

De acordo com os bombeiros, os mortos estavam nos fundos do imóvel, enquanto a maioria dos sobreviventes estava no meio da construção, onde se formou um bolsão que permitiu que houvesse sobreviventes. Nesta área da construção foi resgatada um ferido que manteve contato com os bombeiros por celular. As pernas do operário ficaram presas nos escombros.
Desabamento em São Mateus (Foto: Arte/G1)
Irregularidades e multas
A construção era irregular e já foi multada em mais de R$ 100 mil, segundo a Prefeitura. Antes da construção, um posto de gasolina funcionava no local.
A empresa dona do imóvel, a Jamf Empreendimentos Agrícolas Ltda, não se pronunciou sobre o caso.
Segundo a Subprefeitura de São Mateus, antes do início da obra, um posto de gasolina funcionava no local.
Futura loja popular
Em nota, o Magazine Torra Torra informou que o imóvel não era de propriedade da rede. Segundo a empresa, havia um contrato de locação do prédio e a rede só assumiria o imóvel após finalizadas as obras estruturais pelo proprietário, a Jamf Empreendimentos Agrícolas Ltda, que não comentou o caso até as 12h20.
"O Magazine Torra Torra não tem nenhuma responsabilidade sobre a parte de engenharia civil. No momento, uma empresa de engenharia contratada pelo Magazine Torra Torra realizava uma avaliação sobre as condições de uso do prédio. Caso esse laudo técnico fosse positivo, atestando a segurança estrutural, a rede então faria o acabamento para abrigar mais uma unidade.  Ressalte-se que o Torra Torra somente entraria com a loja no local com esse aval técnico. Este é um cuidado que o Magazine Torra Torra toma em todas as lojas da rede, devidamente avaliadas quanto à segurança estrutural, de acordo com engenheiros, para receber nossos empreendimentos", informa o texto.
Os bombeiros chegaram a manter 130 homens no local, dois helicópteros e quatro cães de salvamento trabalhavam no resgate das vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário