Postagem em destaque

Notícias de Brasília no Diário do Poder

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Homens em extinção; organismos com 7 sexos; benefício da música para a saúde... e outros assuntos


Homens em extinção, organismo com 7 sexos, híbrido entre humanos e Neandertais, o benefício da música para a saúde… E mais

Por  em 5.04.2013 as 11:27
Reveja os artigos mais curtidos ou com assuntos mais importantes abordados na semana de 01/04/13:

Homens estão LITERALMENTE em extinção

1
Segundo um novo estudo australiano, os homens estão vivendo em tempo emprestado. O macho da espécie humana está, literalmente, caminhando para a extinção. O motivo para tal é a fragilidade inerente ao cromossomo sexual masculino, o cromossomo Y. Ele se desintegrou ao longo de centenas de milhões de anos, e pode literalmente desaparecer, junto com os homens que o produzem. A boa notícia é que isso pode levar 5 milhões de anos, e até lá a medicina pode ter encontrado uma solução.

O organismo unicelular que tem 7 sexos diferentes

2
Acha que sua vida sexual é complicada? Se dois sexos diferentes já é capaz de gerar muita confusão no mundo humano, imagine os problemas do Tetrahymena thermophilaum organismo unicelular que vai muito além do masculino e feminino: ele tem sete sexos diferentes para escolher. Um novo estudo publicado no periódico PLoS Biology finalmente lançou uma luz sobre a estranha vida sexual, aparentemente aleatória, desta criatura complexa.

Primeiro híbrido entre humanos e Neandertais pode ter sido encontrado

3
Na região de Monti Lessini (Itália), cientistas encontraram parte do esqueleto de uma criatura que, acredita-se, seria um híbrido entre Homo sapiens e Neandertais. “Pela morfologia da mandíbula, o rosto do indivíduo teria uma aparência intermediária entre a de Neandertais clássicos, que tinham uma mandíbula recuada (sem queixo), e de humanos modernos, que têm uma mandíbula projetada com queixo desenvolvido”, explica a antropóloga Silvana Condemi. Além da comparação estrutural, a equipe fez uma análise do DNA do suposto híbrido. Resultado: o DNA mitocondrial (que é transmitido pela mãe) é Neandertal, o que levou os autores a concluir que o “pai” era um Homo sapiens.

10 estranhas causas de dor de cabeça

4
Ninguém sabe exatamente quais as causas das enxaquecas conhecidas como migrâneas. Quando começa uma enxaqueca, não há muito a se fazer, além de se recolher em um quarto escuro e aguardar a dor passar. Apesar da causa ser desconhecida, não há falta de fatores que as disparam, de vinho tinto a sexo, passando por relâmpagos. Confira 10 surpreendentes fatores que disparam enxaquecas.

Os grandes benefícios da música para a saúde

5
Muitos de vocês certamente já experimentaram os efeitos positivos de ouvir uma música que gostam, seja enquanto trabalham, fazem exercícios ou estão tentando relaxar. Fica, porém, uma pergunta: o que a ciência tem a dizer sobre esses efeitos? Para descobrir, uma dupla de pesquisadores revisou 155 estudos sobre a influência da música na neuroquímica humana, e encontrou evidências convincentes de que intervenções musicais podem ter um papel na saúde. Segundo eles, a música tem um efeito em quatro domínios: temperamento, estresse, imunidade e interações sociais.

12 parasitas com incríveis poderes de manipulação

6
Enquanto a maioria dos parasitas simplesmente vive em seu hospedeiro até que ele morra, alguns encontram estratégias de sobrevivência mais “criativas”, mudando radicalmente o comportamento do pobre animal infectado. Confira parasitas bizarros que manipulam seus hospedeiros.

Cientistas criam componente de computador usando DNA

7
Mesmo o mais complexo dos computadores funciona com base em componentes eletrônicos microscópicos chamados “transistores”, normalmente feitos de silício e outros materiais inorgânicos. Recentemente, porém, cientistas conseguiram produzir transistores a partir de um material biológico: DNA. Os “transcritores”, como são chamados, controlam o fluxo de enzimas ao longo de sua cadeia de DNA, ao deixar passar determinados impulsos e impedir outros, permitindo a criação de operações altamente complexas. Também amplificam os sinais recebidos para que atravessem os circuitos.

Maior usina solar do mundo é inaugurada nos Emirados Árabes Unidos

8
A maior usina solar do mundo, Sham-1, foi inaugurada no dia 17 de março deste ano, próximo a Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Os números da usina, responsável por 10% de toda energia solar gerada no planeta, são dignos de nota. Com 258 mil espelhos refletores distribuídos em torno de 768 coletores parabólicos, ocupando uma área de 2,5 km², a estrutura usa a luz do sol para aquecer 130 km de tubos repletos de óleo que esquentam água para vapor a 380°C em 15 km de tubos fechados, que é então superaquecido a 540°C para alimentar as turbinas. A planta tem potencial para gerar 100 MW contínuos, o suficiente para atender o consumo médio de 20 mil residências.

Companhia aérea cobra passagens de acordo com peso dos passageiros

9
Se você pretende viajar para as paradisíacas Ilhas Samoa, é melhor começar a fazer regime. A companhia aérea Samoa Air definirá o preço da passagem de acordo com o peso dos passageiros. Normalmente, as empresas aéreas verificam apenas o peso das bagagens, e eventualmente cobram taxas por excesso de peso. Já a empresa Samoa Air irá levar em consideração o peso das bagagens e do passageiro em conjunto para calcular o preço final da passagem. Segundo a companhia, esse é o jeito mais justo de viajar. Não existem custos extras por excesso de bagagem ou qualquer outra coisa – tudo é considerado quilo e será cobrado como quilo.

A ciência por trás dos universos paralelos

De alguma forma, às vezes a ideia de que existem universos paralelos parecidos com o nosso, porém onde certos eventos não ocorreram (como o ataque nuclear a Hiroshima ou o lançamento dos filmes 1, 2 e 3 de Star Wars), soa reconfortante. Mas o que a ciência tem a dizer sobre isso? Para ilustrar a questão, a equipe do canal do YouTube MinutePhysics criou um vídeo em que combinam narração e desenhos. “Se o universo é ‘tudo o que há’, você não pode ter duas versões dele, certo? Do contrário, o par seria ‘tudo o que há’, ao invés do que você começou chamando de ‘universo’”, explicam os autores. Quando se fala em “universos paralelos”, dizem os autores, seria mais preciso usar o termo “multiversos”, que normalmente se refere a três modelos bastante distintos uns dos outros, sendo que nenhum foi confirmado ou testado experimentalmente. Veja quais são esses modelos.
Confira outros artigos populares da semana:

Nenhum comentário:

Postar um comentário