Postagem em destaque

O VALOR DO M E.L !😀

quinta-feira, 25 de abril de 2013

A mídia espetacular gosta de surpreender, inovar e muitas vezes erra... Leia


Estudante erroneamente apontado como autor do atentado de Boston é encontrado morto

O Departamento de Saúde de Rhode Island, nos Estados Unidos, identificou nesta quinta-feira (25) um corpo encontrado pela polícia na terça-feira, na cidade de Providence, como o do estudante universitário Sunil Tripathi.
Desaparecido há cerca de um mês, Tripathi foi apontado, erroneamente, como um dos autores do atentado de Boston. Quando a polícia de Boston divulgou imagens dos suspeitos, ainda não se sabia que os suspeitos eram os irmãos Tamenlan e Djokhar Tsarnaev. Muitos internautas, em redes sociais como o Twitter e o Reddit, ligaram as imagens dos suspeitos a Tripathi, iniciando uma “caça às bruxas” contra a família do estudante.
Segundo o jornal britânico The Independent, essa caça às bruxas começou tão logo a polícia divulgou as fotos, nos fóruns de discussão do Reddit. Pessoas que alegavam estar escutando a frequência de rádio da polícia disseram na rede social que os policiais citaram o nome de Tripathi. A história se espalhou, e muitos começaram a ligar o estudante desaparecido com o suspeito número dois, que usava um boné branco (depois identificado como Djokhar). Segundo os relatórios da polícia, no entanto, o nome de Tripathi não foi mencionado naquela noite.
A história da falsa identificação de Sunil Tripathi é uma advertência de como o alcance universal da mídia social pode ser usado tanto para o bem quanto para o mal. É uma exemplo, também, de como o preconceito pode comprometer o julgamento e razão.
A história do desaparecimento do estudante começou no dia 16 de março, quando ele deixou seu apartamento e caminhou, no escuro, sem carteira ou celular. Tripathi havia trancado seu curso de faculdade e apresentava sintomas de depressão. A família logo iniciou esforços para encontrar o estudante, inclusive em redes sociais, criando uma página no Facebook com fotos dele e pedindo informações. “Sunil é um jovem tímido, amável e gentil. Tudo o que nós queremos é que ele retorne são e salvo”, descreveu a família, no Facebook.
Entre a divulgação das fotos dos suspeitos do atentado de Boston e a identificação, pela polícia, dos irmãos Tsarnaev, a família de Tripathi viveu nove horas de ataques. Pessoas entraram nas suas páginas pessoais do Facebook e na página criada para achar Tripathi e fizeram comentários agressivos e ameaças, a ponto da família tirar, momentaneamente, o site do ar. Os internautas não se preocuparam em checar a descrição física do estudante, bastante diferente dos suspeitos do atentado. No calor dos acontecimentos, alguns jornalistas e profissionais de imprensa também incriminaram o jovem. Na sexta-feira, quando a polícia de Boston iniciava as buscas em Watertown, os editores do Reddit se desculparam pelo erro, e os familiares aproveitaram a visibilidade para intensificar a campanha online para encontrar o jovem.
Nesta quinta-feira (25), a família Tripathi divulgou uma nota confirmando a morte de Sunnil e agradecendo a todos que ajudaram.
No dia 23 de abril, nosso amado Sunil foi encontrado nas águas de India Point Park, em Providence, Rhode Island. Enquanto sentimos uma tristeza indescritível, também sentimos gratidão. Nós estendemos nossos agradecimentos para cada um de vocês, por suas palavras de encorajamento, por seus pensamentos, pelas suas orações.
A causa da morte ainda não foi determinada pela polícia.
Foto: Sunil Tripathi, em imagem divulgada pela família no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário