Postagem em destaque

Como está JERUSALEM durante a guerra

COMO ESTÁ JERUSALEM DURANTE A GUERRA? Israel com Aline - YouTube https://g.co/kgs/6v1eKLG

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Pizza muito cara esta... CPI do Cachoeira sem suspeitos e texto de duas páginas. Uma pizza sem especiarias, sem tempero, sem sabor, sem higiene institucional. Esteve muito tempo no forno, 8 meses, e saiu dele queimada pela ética, pelo senso crítico


CPI DO CACHOEIRA - 18/12/2012 14h22 - Atualizado em 18/12/2012 14h37
TAMANHO DO TEXTO

CPI do Cachoeira termina sem indiciar suspeitos e com texto de apenas duas páginas

Após oito meses de CPI, parlamentares rejeitam relatório final. Segundo o próprio relator, comissão "terminou em pizza"

REDAÇÃO ÉPOCA COM AGÊNCIA BRASIL


O deputado Odair Cunha (PT-MG), relator da CPI do Cachoeira. Nesta terça-feira, os parlamentares rejeitaram o relatório final da CPI (Foto: Alexandra Martins/Agência Câmara)Com 18 votos contrários e 16 a favor, o relatório final da CPI do Cachoeira, que investiga as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos, foi rejeitado nesta terça-feira (18). Com isso, depois de oito meses de trabalho, a CPI termina sem um relatório formal para ser encaminhado ao Ministério Público Federal. Oficialmente, o prazo de funcionamento da comissão termina no dia 22.
O único resultado concreto, depois de oito meses de investigação, foi a aprovação de um voto em separado do deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF). O documento, de apenas duas páginas, está sendo considerado a conclusão da comissão. Ele determina o compartilhamento de todas as informações sigilosas levantadas pela CPI com o Ministério Público Federal em Goiás, a Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal.
Antes de ter o texto derrubado, o relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), destacou os pontos que foram retirados do texto por sugestão de vários parlamentares. Cunha recuou, por exemplo, nas sugestões de indiciamento de cinco jornalistas e no pedido de investigação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Todas as referências ao procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres, também foram retiradas da versão final, mas nem as alterações foram suficientes para convencer a maioria da CPI.
Após a decisão, Odair Cunha criticou a votação e disse que a comissão parlamentar "terminou em pizza". Já os parlamentares que votaram para derrubar o relatório disseram que o texto final era fraco e não avança nas investigações já feitas pela Polícia Federal.
“Não há como não registrar a frustração com o término da CPI. Vamos votar contra, não pelo que nele [no relatório] consta, mas pelo que não consta. O que consta já está encaminhado ao Ministério Público Federal. O que consta é a compilação do trabalho final da Polícia Federal. Em linguagem popular, eu poderia dizer que estamos chovendo no molhado, adotando providencias que já foram adotadas. Em relação ao que é essencial, não avançamos, a CPI termina onde deveria começar”, criticou o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), ao votar contra o relatório de Cunha.
Nem mesmo o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), um dos escalados para defender a aprovação do relatório, poupou críticas. “Todos sabem a posição que tenho sustentado desde início da CPI, de critica de contundência, muitas vezes contra o relator. A CPI perdeu a oportunidades quando suspendeu os trabalho em setembro deste ano, quando não quebrou o sigilo das 21 empresas identificadas como as que receberam recursos da empreiteira Delta”.
Apesar das declarações, Randolfe disse, antes da votação, que o pior ainda seria a comissão ficar sem relatório. “Pode não ser o relatório perfeito, mas vai ser luz de lamparina na noite da impunidade histórica do país”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário