Postagem em destaque

Coisa feia e aterrorizante para o Brasil...

terça-feira, 6 de novembro de 2012

O caminho da Paz passa pela guerra? Israel diz que pode atacar Irã...


Primeiro-ministro de Israel diz estar ‘pronto’ para ataque contra o Irã

Atualizado em  6 de novembro, 2012 - 11:11 (Brasília) 13:11 GMT
O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, disse nesta terça-feira estar "pronto" para ordenar um ataque contra o Irã caso as sanções internacionais não detiverem o polêmico programa nuclear do país persa.
Iran enrichment nuclear plant.jpg (344×257)
Planta de usina atômica no Irã
"Eu estou, é claro, pronto para apertar o botão se necessário", disse o premiê a um programa de TV, ressaltando que Israel está determinado a agir de forma unilateral caso não receba apoio em sua iniciativa.
A mensagem pode ser interpretada como um recado aos Estados Unidos, cujo governo do presidente Barack Obama já deixou claro que seguirá optando pelo caminho das sanções e de tentativas de negociação com a República Islâmica, deixando um ataque militar como última opção.
A comunidade internacional suspeita que Teerã esteja construindo a bomba atômica, algo que o país vem negando sistematicamente, ao alegar que o programa tem apenas fins pacíficos.
O pronunciamento de Netanyahu chega no mesmo dia em que os americanos decidirão se reelegem o democrata Obama ou se o substituem pelo republicano Mitt Romney.
Romney é um amigo pessoal do premiê israelense há mais de 30 anos.
Ao comentar ordens dadas em 2010, momento em que o país chegou mais perto de um ataque (embora a ideia tenha sido descartada pela cúpula militar israelense como um "erro estratégico"), Netanyahu reiterou seu poder como primeiro-ministro.
"No final das contas, a responsabilidade é do primeiro-ministro e enquanto eu for primeiro-minsitro, o Irã não terá a bomba atômica. Se não houver outro caminho, Israel está preparado para agir", disse.
O governo de Netanyahu vem sendo acusado de colocar em risco as relações entre Israel e os Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário