Postagem em destaque

Coisa feia e aterrorizante para o Brasil...

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Futebol tem novo técnico > Felipão!


Copa do Mundo

Marin já prepara o anúncio do retorno de Felipão à seleção

Vaga de Andrés é extinta. Parreira pode ser coordenador, e Scolari, o treinador

Giancarlo Lepiani
Aldo Rebelo (à esq.), Bebeto, Jérôme Valcke e Ronaldo (à dir.) foram de trem até o estádio em Itaquera, em São Paulo
Aldo Rebelo (à esq.), Bebeto, Jérôme Valcke e Ronaldo (à dir.) foram de trem até o estádio em Itaquera, em São Paulo(Nacho Doce/Reuters)
O anúncio do cartola, que também é presidente do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, ofuscou a inspeção da Fifa no futuro estádio do Corinthians, a última da série de visitas às doze cidades-sede do Mundial
O presidente da CBF, José Maria Marin, anunciou nesta quarta-feira, em visita às obras do Itaquerão, em São Paulo, que divulgará o nome do novo treinador da seleção brasileira já na quinta, menos de uma semana depois da demissão de Mano Menezes - e ele deverá ser Luiz Felipe Scolari, o comandante do penta, em 2002. Momentos antes de Marin se pronunciar, Andrés Sanchez tinha confirmado sua demissão do cargo de diretor de seleçõesconforme já era esperado desde o início da semana. Assim, a manhã desta quarta representou uma transformação radical no comando da seleção brasileira. Até a terça, Andrés se mostrava indeciso sobre o momento da saída - chegou a dizer mais de uma vez que não abandonaria o cargo neste momento - e a CBF prometia decidir quem será o novo técnico apenas em janeiro. Ao prometer uma definição rápida para o assunto, o presidente da CBF também decidiu acabar com o cargo que pertencia a Andrés, optando pelo retorno da posição de coordenador técnico da seleção, vaga que poderá ser preenchida por Carlos Alberto Parreira (o nome do ex-jogador Raí, que antes era cotado para um convite da CBF, perdeu força neste início de semana). A função de coordenador técnico surgiu para blindar e auxiliar o próprio Parreira em meio à turbulência de uma preparação para Copa - Zagallo foi o ocupante do cargo a partir de 1993. Zico também já trabalhou na função em 1998. Mais do que um escudo para o técnico, agora o cargo deverá representar uma proteção adicional ao próprio Marin, que saiu à procura de nomes de grande reconhecimento popular para tentar facilitar a transição de comando na seleção.
O técnico escolhido pela cúpula da CBF para assumir o comando da equipe já estava até "apalavrado com a CBF", de acordo com Andrés Sanchez. Scolari, que encerrou sua primeira passagem pela seleção por vontade própria, há exatos dez anos, deixou o comando do Palmeiras no decorrer do Campeonato Brasileiro e, desde então, trabalha como colaborador informal do governo federal nos preparativos para a Copa. Se a contratação se confirmar, Marin formará uma comissão técnica composta pelos dois últimos treinadores campeões do mundo pela seleção - Parreira em 1994 e Felipão em 2002. O anúncio do cartola, que também é presidente do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, ofuscou a inspeção da Fifa no futuro estádio do Corinthians, a última da série de visitas às doze cidades-sede do Mundial. O vice de Marin, Marco Polo Del Nero, que na segunda prestou depoimento à Polícia Federal dentro da Operação Durkheim, não falou. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, se disse muito satisfeito com as obras em Itaquera e classificou o projeto paulista para o Mundial de "espantoso". Impressionado com a facilidade de acesso à região, já que a distância de Itaquera para o centro era vista como um problema, o francês afirmou: "É exatamente disso que nós precisamos para realizar o jogo de abertura". Prestes a encerrar seu mandato, o prefeito Gilberto Kassab se mostrou eufórico com o andamento dos projetos para a Copa na cidade: "Tudo está indo bem em todos os aspectos", garantiu.
Valcke, Marin e Del Nero foram acompanhados na visita por Ronaldo e Bebeto, integrantes do Comitê Organizador Local (COL) e Aldo Rebelo, ministro do Esporte. A comitiva foi recebida pelo prefeito Kassab, pelo secretário especial da Copa do Mundo em São Paulo, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, e pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini. Foi a primeira visita do secretário-geral da Fifa ao Itaquerão. O francês aparentava bom humor na chegada ao estádio. Antes, tinha testado o "Expresso da Copa", trem que liga a Estação da Luz, no centro, à estação Corinthians-Itaquera. A linha direta, que estreou nesta quarta, levou a comitiva até o palco da abertura do Mundial em cerca de 17 minutos - e evitou que Valcke, Ronaldo e Bebeto tivessem de enfrentar os vagões lotados do metrô pela manhã. Ainda assim, o trio enfrentou um aperto: cercados de fotógrafos, tiveram dificuldade para caminhar, o que provocou irritação em Ronaldo. Durante o Mundial, o Expresso será a principal alternativa de transporte público para os torcedores nos seis jogos do torneio que serão disputados na nova arena do Corinthians. O governo paulista também promete melhorar os acessos viários ao estádio, mas avisa que essa é a única parte do projeto que contará com dinheiro de seus cofres - a instalação das arquibancadas provisórias, que antes seria bancada pelo estado, passou para a iniciativa privada na segunda-feira. O governador Geraldo Alckmin costurou um patrocínio para que São Paulo não precisasse custear a adaptação da arena para a abertura, marcada para 12 de junho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário