Postagem em destaque

Notícias de Brasília no Diário do Poder

domingo, 7 de outubro de 2012

Jornalistas mulheres sofrem violência no México...


 FATOS DO DIA
 ESTUDO REVELA AUMENTO DE VIOLÊNCIA CONTRA JORNALISTAS MEXICANAS

imagem.php (259×194)CIDADE DO MÉXICO, 5 OUT (ANSA) - Entre 2002 e 2011, o México registrou o assassinato de pelo menos 10 jornalistas mulheres e cerca de 94 casos de violência contra as comunicadoras, sendo 85,4% deles "diretamente relacionados ao exercício da profissão", revelou um estudo da organização não-governamental Comunicação e Informação da Mulher (Cimac). 
  
Apresentado no Museu de Memória e Tolerância da Cidade do México, o estudo destaca que "o número de jornalistas mexicanas vítimas de violência aumentou significativamente nos últimos 10 anos no país, principalmente entre 2009 e 2011".
  
A análise por estados, entretanto, indica Oxaca como o mais perigoso para essas profissionais, seguido por Distrito Federal, Chihuahua, Quintana Roo, Jalisco e Veracruz.
  
De acordo com a presidente da Cimac, Lucia Lagunes, até 2005 as repórteres não integravam as estatísticas de relatórios sobre liberdade de expressão e violência. "Apenas os homens figuravam nas listas de jornalistas assassinados, feridos e desaparecidos", completou.
  
Segundo a fundadora da rede Periodistas a Pie, Elia Baltazar, grande parte da violência sofrida pelas comunicadoras seria decorrente de seu "protagonismo na cobertura de temas como corrupção política, narcotráfico e segurança em temas sociais e culturais, entre os quais a pobreza, infância e saúde".
  
Lagunes disse também que a situação de "invisibilidade" que enfrentam "exclui as mulheres da proteção judicial, ao direito à devida investigação e à reparação integral".
  
O relatório da Cimac foi elaborado a partir de entrevistas e da documentação de casos, seguindo uma metodologia que incorpora a perspectiva de gênero e analisa a violência psicológica, física, patrimonial, econômica e sexual. (ANSA)
05/10/2012 16:45

© Copyright ANSA. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário