segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Estado de saúde da italiana vítima de tentativa de estupro é estável | Brasil: Diario de Pernambuco

Estado de saúde da italiana vítima de tentativa de estupro é estável | Brasil: Diario de Pernambuco

Violência »Estado de saúde da italiana vítima de tentativa de estupro é estável


Publicação: 01/10/2012 17:10 Atualização:

A italiana de 24 anos vítima de uma tentativa de estupro, na tarde de sexta-feira, segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, com traumatismo craniano. De acordo com os médicos, o estado de saúde da jovem é estável. Ela está lúcida, respira sem ajuda de aparelhos, mas permanece em observação, sem previsão de alta. Ela trabalha no Brasil como voluntária de uma ONG desde março e foi atacada por um dos internos da Casa do Menor São Miguel Arcanjo, em Tinguá, Nova Iguaçu, que alegou estar apaixonado pela jovem e tentou violentá-la. Em depoimento à polícia, uma testemunha do caso afirma que o interno teria admitido que tinha a intenção de estuprar e, depois, matar a italiana.

Segundo relatos da própria vítima, o menor estava conversando com ela enquanto caminhavam pelo abrigo. Em uma parte perto de um matagal, ele aplicou uma gravata na italiana, começou uma série de agressões e tentou violentá-la. Ela reagiu e conseguiu se soltar, porém o menor correu atrás dela e a agrediu com uma pedra, acertando a cabeça da vítima. Ele ainda tentou afogá-la em uma poça d’água, após ela ter desmaiado. Uma funcionária e um outro menor ouviram os gritos vindos dos fundos da instituição e lá encontraram o jovem em cima da italiana, que já estava seminua, bastante machucada e quase inconsciente.

Quando recuperou os sentidos, a italiana contou que estava cercada por algumas pessoas e o menor alegava que ela havia caído de uma pedra. Outros dois adolescentes estavam com ele tetando corroborar a versão, que acabou desmentida pela vítima. O menor, então, alegou que cometeu o crime porque estava apaixonado pela voluntária.

A vítima foi encaminhada para o Hospital da Posse em Nova Iguaçu. De acordo com os médicos, ela está internada na UTI, fala com dificuldades, mas não precisará passar por cirurgia. Apesar disso, seu estado ainda é grave. Durante a noite, ela chegou a precisar de ajuda de aparelhos para respirar, mas desde o início da madrugada de ontem já respira sozinha.

O menor foi levado para a 58ª DP (Posse) e em seguida transferido para a 56ª DP (Comendador Soares), central de flagrantes da região, onde está detido. Segundo a polícia, antes de ser internado no abrigo, o acusado era gerente do tráfico de drogas do Favela de Antares, em Santa Cruz.

Em depoimento na 53ª DP (Comendador Soares), uma testemunha, também interno do abrigo, contou à polícia que o agressor teria admitido que tinha a intenção de estuprar e, depois, matar a italiana. O agressor também teria lhe pedido para que fosse cúmplice no crime, mas a testemunha se recusou.

A vítima está no Rio desde março passado e, segundo seus colegas de trabalho, planejava retornar para a Itália apenas em 2013. Ela é voluntária da ONG Servizio Civile Internazionale, que desenvolve projetos junto a abrigos para jovens dependentes químicos, como a Casa São Miguel do Arcanjo.

A ONG existe desde 1920 e, em sua página no Facebook, se define como uma “organização que tem o sonho de alcançar a paz e o entendimento entre os povos”.

A Casa São Miguel do Arcanjo é a maior instituição assistencial da Baixada Fluminense. O local atende hoje 1.300 crianças e adolescentes, em sua maioria ex-meninos de rua vindos de famílias de baixa renda e dependentes químicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário