quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Cada cidade tem ou tinha um pouco de Nova York...

O Central Park, foto do meio, é o Jardim São Benedito - Campos - de Nova York...

quinta-feira, 11 de outubro de 2012 7:56

A efervescente Big Apple

Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC

0 comentário(s)

Considerada a cidade mais influente e cosmopolita do planeta, Nova York causa certa familiaridade pelo número de vezes que suas ruas, parques, praças, monumentos e edifícios foram explorados no cinema e em seriados de TV. Um encontro real com esta metrópole ocupa o imaginário dos viajantes, que muitas vezes não incluem o destino como primeira opção por conta do burocrático processo para obtenção de visto. Com o diálogo entre governos brasileiro e norte-americano cada vez melhor, as filas para a aquisição do documento estão menores e já é possível sonhar com o dia em que a formalidade será dispensada para os turistas tupiniquins.
O episódio dos atentados de 11 de setembro de 2001 ainda não foi esquecido pelos nova-iorquinos. Mas, assim como o Ground Zero, a população também renasceu. A queda das Torres Gêmeas modificou para sempre oskyline  e a essência de Nova York, mas a Big Apple continua admirável aos olhos do mundo diante de edificações imponentes como o Empire State Building e a Ponte do Brooklyn. Sua beleza, no entanto, não é feita só de concreto. O Rio Hudson, a Ellis Island e a Estátua da Liberdade são pontos igualmente obrigatórios a qualquer turista.
Com a chegada do clima ameno de outono, Nova York se prepara para eventos em suas diferentes regiões. As folhas caindo no Central Park, o gelo no Rockfeller Center e as paradas de Halloween são alguns exemplos do que os visitantes poderão encontrar no mês de outubro.
Um dos acontecimentos que devem agitar a cidade neste mês é a reabertura da Estátua da Liberdade para o público, que será realizada no dia 28. O monumento voltará a receber visitantes em sua coroa no dia de seu 126° aniversário.
Localizada em uma ilha de mais de 48 mil metros quadrados, a estátua - dada pelos franceses aos Estados Unidos como sinal de amizade - é hoje um símbolo universal de liberdade e democracia, além de ser considerada um dos pontos turísticos mais conhecidos do planeta. Foi inaugurada em 1886, tombada como Monumento Nacional em 1924 e restaurada para o centenário em 4 de julho de 1956.
Próximo ao porto está o Museu da Imigração de Ellis Island, no edifício que serviu de passagem histórica e ponto de desembarque para milhões de pessoas que buscavam começar uma vida nova na América. Pelo Great Hall estão expostas fotos no centro histórico das famílias, onde também se pode procurar nomes nas listas depassageiros dos navios.
Este cartão-postal é avistado da baía. Mais do que um meio de transporte, a balsa de Staten Island já é atração. Gratuitamente, os visitantes podem fazer o trajeto de Lower Manhattan até a ilha pela água para ver a Estátua da Liberdade e as maravilhosas paisagens do Porto de Nova York e de Manhattan.
A balsa deixa os visitantes no St. George Ferry Terminal, um curto trajeto partindo do Centro Cultural Snug Harbor. Este destino cultural e de entretenimento, antes um refúgio de marinheiros, na verdade inclui vários estabelecimentos que oferecem diversidade para atender a todos os interesses e idades. Como exemplo estão o Newhouse Center for Contemporary Art, a Noble Maritime Collection, o Jardim Botânico e o Museu Infantil de Staten Island.
O que não faltam são opções para que cada turista se identifique individualmente com a mais cosmopolita das cidades.


Cinco faces nova-iorquinas
Além da efervescente Manhattan, Nova York conta com quatro distritos: Brooklyn, Bronx, Queens e Staten Island. O primeiro é o mais populoso da cidade. Uma caminhada por sua emblemática ponte permite contemplar paisagens deslumbrantes, além da oportunidade de conferir de perto sua famosa arquitetura. E para os amantes da vida ao ar livre, o Prospect Park oferece descanso em meio ao típico cenário urbano do Brooklyn.
Ao Norte de Manhattan está o Bronx, conhecido por ser sede de time da liga principal de beisebol: New York Yankees, 27 vezes campeão mundial.
Os visitantes à procura de restaurantes podem ir à Arthur Avenue, conhecida pela autêntica comida italiana. Outras atrações representativas incluem o Zoológico do Bronx - onde moram mais de 4.000 animais -, e o Jardim Botânico de Nova York.
O Queens, por sua vez, é reduto de imigrantes, o que torna seus bairros altamente influenciados por outras culturas, criando boa oportunidade de explorar novos sabores e tradições. Imagine-se visitando as tavernas gregas de Astória, uma Chinatown em Flushing, maior que a de Manhattan, ou ver a combinação de culturas da América Latina e da Ásia em Jackson Heights. Isso é apenas o começo.
Por fim está o distrito de Staten Island. Embora o acesso por carro seja fácil, o caminho mais agradável é feito de balsa. O passeio, que leva 25 minutos, é grátis e parte de Battery Park, oferecendo lindas vistas da silhueta dos prédios, da Estátua da Liberdade e do Porto de Nova York. Lá, o St. George Ferry Terminal é a entrada para muitas atrações a que se pode chegar caminhando, inclusive o Museu de Staten Island, o Memorial do 11 de Setembro e o histórico St. George Theatre.
Além disso, com mais de 170 parques por todo o distrito, sempre existe um bom motivo para sair e desfrutar do que a natureza oferece.

(Quem corre a Maratona de Nova York visita a pé os cinco distritos em cerca de 5 horas e não paga uns 45 km de taxi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário