Postagem em destaque

Coisa feia e aterrorizante para o Brasil...

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Aumenta a "população" de vizinhos da Terra

http://exame.abril.com.br/ciencia/noticias/novo-planeta-e-descoberto-no-quintal-da-terra

Inédito | 17/10/2012 15:19

Novo planeta é descoberto no quintal da Terra

Ele é o mais próximo ao sistema solar a apenas quatro anos luz de distância, segundo a revista Nature

Chris Wickham, da 
Impressão artística mostra o planeta que orbita a estrela Alpha Centauri B, um membro do sistema estelar triplo que é o mais próximo à Terra
Impressão artística mostra o planeta que orbita a estrela Alpha Centauri B, um membro do sistema estelar triplo que é o mais próximo à Terra
Londres - Astrnomos descobriram um novo planeta, o mais próximo ao sistema solar a apenas quatro anos luz de distância.
Pesquisadores dizem que o planeta fica perto demais de seu sol para que haja vida, com uma temperatura estimada na superfície de 1.200 graus Celsius. Mas estudos anteriores sugerem que quando um planeta é descoberto orbitando um sol, provavelmente existem outros no mesmo sistema.
O novo planeta do tamanho da Terra, anunciado na revista científica Nature pelos pesquisadores Stephane Udry e Xavier Dumusque, do Observatório de Genebra, orbita um dos sóis de Alpha Centauri, a 40 trilhões de quilômetros de distância.
"É uma descoberta histórica porque tem a massa muito baixa e é o nosso vizinho mais próximo", disse Udry.
Comentando sobre a descoberta, o astrônomo da Universidade da Califórnia Greg Laughlin disse: "Esse é o nosso quintal, então encontrar esse planeta ali é simplesmente extraordinário".
Desde a descoberta dos primeiros exoplanetas --os que ficam fora do sistema solar-- no início dos anos 1990, mas de 800 foram descobertos, mas este é o mais próximo da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário