Postagem em destaque

PCC SE DESFAZ E OUTRA FACÇÃO SURGE ...

domingo, 21 de outubro de 2012

ANJ sugere seus 154 associados, jornais do Brasil, a se retirar do Google News...


Jornais brasileiros se retiram do Google News

19 de outubro de 2012  22h23  atualizado em 21 de outubro de 2012 às 16h42

O Google News não nos ajudava a aumentar a audiência dos jornais, pois ao dar as primeiras linhas, reduzem as possibilidades dos internautas lerem no .... Foto: Reprodução
"O Google News não nos ajudava a aumentar a audiência dos jornais, pois ao dar as primeiras linhas, reduzem as possibilidades dos internautas lerem no link a história completa nos jornais", disse Lindenberg Neto, da ANJ decidiu nesta sexta-feira se retirar do Google News e proibir o buscador de publicar  notícias de seus associados.
Os 154 membros da ANJ apoiaram a decisão pois o Google se recusou a pagar aos jornais para utilizar suas informações, segundo anunciou o diretor da entidade, Carlos Fernando Lindenberg Neto, em entrevista ao Instituto Knight Center para o Jornalismo das Américas, da Universidade do Texas, instituição presidida pelo brasileiro Rosenthal Calmon Alves.
"O Google News não nos ajudava a aumentar a audiência dos jornais, pois ao dar as primeiras linhas, reduzem as possibilidades dos internautas lerem no link a história completa nos jornais", disse Lindenberg Neto.
Em dezembro de 2010, a ANJ e o Google tinham chegado a um acordo para que o buscador mostrasse apenas uma linha de cada notícia para atrair a curiosidade do leitor e levá-lo depois à publicação.
No entanto, segundo relatou a ANJ na última Assembleia da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), realizada nesta semana em São Paulo, a medida não foi suficiente para gerar mais acessos. A ANJ se transformou na primeira associação de jornais que mobilizou seus membros para uma saída em massa do Google News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário