Postagem em destaque

Coisa feia e aterrorizante para o Brasil...

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Uma cidade construída entre rochas...!!!

http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/vasto-mundo/fotos-e-video-na-espanha-uma-cidade-inteira-escondida-entre-as-rochas/

29/07/2012
 às 16:00 \ Vasto Mundo

Fotos e vídeo: na Espanha, uma cidade inteira escondida entre as rochas

Setenil_de_las_Bodegas_Cadiz_Spain
Setenil de las Bodegas, em Cadiz, na Espanha

O principal atrativo deste povoado é ele mesmo, Setenil de las Bodegas, na província de Cádiz, região da Andaluzia, na Espanha, com suas casas entranhadas nas rochas — elas só não parecem fazer parte da paisagem de pedras porque são pintadas de branco.
Esse povoado belíssimo e original cresceu sobre saliências rochosas acima do rio Tejo, que na Espanha, antes de correr para Portugal, chama-se Tajo. A maioria das casas foi construída em penhascos e pináculos de proteção, penetrando também nas cavernas das falésias acima do rio. As suas casas brancas ofuscantes — é um os chamados Pueblos Blancos da Andaluzia — parecem emergir das rochas, e algumas as usam como abrigo e telhado.
mapa de Setenil de las bodegas

Setenil moderna começa em 1484, relativamente tarde na Reconquista Cristã, quando os exércitos cristãos expulsaram os mouros, cujo último reduto foi um castelo hoje em ruínas, no topo da cidade.
O nome da cidade se acredita ter sido retirado da frase em latim romano “septem nihil”, “sete vezes não”, uma frase possivelmente ligada a invasões anteriores ou escaramuças. No século XV,  seus novos governantes cristãos desenvolveram uma base agrícola de azeitonas, amêndoas e vinhas — daí o “de las Bodegas” (vinícolas) do nome.
Os dois primeiros ainda florescem sobre as colinas e os telhados de Setenil, mas o seu comércio do vinho foi exterminado pela infestação do inseto filoxera da década de 1860, o que destruiu as cepas.
Ao longo dos séculos seguintes, Setenil ganhou reputação para seus produtos de carne, a partir de suínos criados nas colinas circundantes. O povoado é famoso também por sua pastelaria, e seus bares e restaurantes estão entre os melhores da região.
Várias de suas casas centenárias são, hoje, alugadas a turistas, no esquema de “turismo rural” muito em voga na Espanha. Confira o caráter único do povoado nas fotos abaixo. Depois, veja o vídeo.

setenil-17

Nenhum comentário:

Postar um comentário