Postagem em destaque

Notícias no BRADO JORNAL ...

sábado, 25 de agosto de 2012

Revista Trip - Pedala, Pyongyang

Revista Trip - Pedala, Pyongyang

Assuntos:

Comportamento

tamanho da letra
aumentar fonte
diminuir fonte

PEDALA, PYONGYANG

20 anos depois, líder nortecoreano libera o uso de bicicleta para mulheres no país

icone postado
23.08.2012 | Texto por Luiz Filipe Tavares

Reprodução
Uso de bicicletas é liberado para mulheres na Coreia do Norte
Uso de bicicletas é liberado para mulheres na Coreia do Norte
20 anos após a Coreia do Norte proibir que as mulheres do país andassem de bicicleta, o líder do governo, Kim Jong Un, liberou o uso da magrela. O veto, como todos podem imaginar, veio de um motivo absurdo como tantas outras leis de restrição impostas pela ditadura comunista. Veja só: 

A proibição foi promulgada por Kim Jong Il no início de 1990, depois que a filha de um figurão do governo nortecoreano acabou morta em um acidente de trânsito. Para evitar tragédias similares, o então líder supremo da Coreia do Norte decidiu proibir o uso de bicicletas por mulheres, numa das decisões mais ilógicas da história.
Até o último fim de semana, mulheres pegas em flagrante pedalando poderiam receber uma multa de até 5 mil Won, ou R$ 75. Para complementar a base da restrição, o Partido Central da Coreia do Norte passou a declarar que "a figura de uma mulher coreana de saia usando uma bicicleta era contrária aos bons costumes comunistas", plantando a ideia na cabeça da população da capital Pyongyang através de vídeos institucionais.
A lei nunca chegou a pegar de fato fora da capital nortecoreana, mas serviu como um alívio para as mulheres da capital, que agora têm essa possibilidade de transporte, uma vez que o trânsito por lá é um dos piores do mundo. 

Em outubro de 2011, a Trip teve a bicicleta como tema trazendo entrevistas e reportagens sobre como a magrela pode melhorar a vida nas cidades. Leia aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário