domingo, 19 de agosto de 2012

Curiosity continua atuando em Marte...


HOJE às 13:05
Com video0

Curiosity divulga novas imagens de Marte, incluindo um auto-retrato detalhado


A NASA divulgou novas imagens em alta definição captadas pelo robot Curiosity em Marte, incluindo o primeiro «auto-retrato» com grande resolução.


A imagem foi captada na noite de 7 de Agosto, apenas dois dias após o Curiosity ter aterrado em Marte.

«O que é realmente excitante sobre esta imagem é que vemos o robot – um auto-retrato com o cume da cratera Gale no horizonte», disse John Grotzinger, cientista-chefe da missão.

O principal alvo científico do Curiosity é o Monte Sharp, uma montanha de 5,5 quilómetros de altura que se ergue no centro da Cratera Gale. O satélite que orbita o Planeta Vermelho identificou indícios da presença de argilas e sulfatos perto da base do Monte Sharp, o que pode sugerir a presença de água em estado líquido há muitos anos atrás.

No entanto, o Curiosity não deverá iniciar a viagem rumo ao Monte Sharp durante os próximos meses. Para já, os cientistas estão a verificar se está tudo em ordem com o robot e com os seus instrumentos.

Entretanto, os investigadores anunciaram que o primeiro grande «passeio» do Curiosity será rumo a um local designado Glenelg, situado a cerca de 400 metros a leste do local de aterragem. Apesar de Glenelg não ficar no caminho para o Monte Sharp, alberga três tipos diferentes de terreno para o robot investigar.

Um primeiro passeio de teste deverá ser iniciado já na próxima semana, eventualmente na segunda ou terça-feira. Se tudo correr bem, o robot deverá começar a viagem para Glenelg pouco tempo depois.

Grotzinger acredita que o Curiosity poderá iniciar a jornada para o Monte Sharp mais para o final do ano.

Para já, os testes prosseguem e o Curiosity vai disparar o seu laser sobre uma rocha (identificada no vídeo), vaporizando-a e analisando a sua composição química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário