Postagem em destaque

Notícias no BRADO JORNAL ...

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Servidores públicos são campeões de horas de trabalho paradas..


Enviado por Ricardo Noblat - 
20.7.2012
 | 18h05m

POLÍTICA

Desinteresse do governo diante das greves sobra para os cidadãos

Do total de 59 universidades federais que existem no País, 58 estão paralisadas há dois meses em decorrência de movimento grevista.
Entre as 30 superintendências regionais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (ncra), 28 deixaram de operar há um mês.
Funcionários das áreas de administração, judicial, hospitalar e de outros setores também ensaiam ações grevistas.
O mesmo ocorre nas estatais. Na Eletrobrás a greve começou há três dias. Na Petrobrás, está em fase de articulação.
O que chama a atenção nesse quadro é a incapacidade do governo para prever os movimentos e a sua tolerância com as horas paradas. Parece que, nas articulações entre governo e grevistas, a importância do cidadão comum é cada vez menor.
Os servidores públicos são, de longe, os campeões em número de greves e de horas paradas no Brasil. No banco de dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) existe uma série histórica que confirma claramente essa afirmação: ela mostra que, entre 2004 e 2010, não parou de aumentar o peso do setor público nas paralisações.
Se alguém pinçar dali o ano de 2010, o último disponível, verá que do total de 446 greves registradas no Brasil naquele ano, 60,3% ocorreram no setor público. O pior é que das 44.910 horas paradas em decorrências de ações grevistas, 85% couberam aos servidores.
Outro dado que impressiona: só naquele ano foram identificados nove movimentos grevistas cuja duração se estendeu além de 90 dias. Em 2009, esse número não havia passado de três.
Em decorrência de problemas internos, o Dieese ainda não contabilizou os números de 2011, o primeiro ano do governo Dilma. Nem dos primeiros meses de 2012. Pelo andar da carruagem, não serão melhores que os do passado.

Um comentário:

  1. É o início de uma desestabilização geral, que vai gerar uma paradeira monumental no país. É uma situação de instabilidade que se soma ao julgamento do mensalão, ao assassinato de pessoas ligadas à ação criminosa de Cachoeira e comparsas, A nação parece estar à beira de um colapso. A educação onde vai parar? O Estado interferindo nas operadoras de celular, O Nordeste padecendo de secas mais do que previsíveis, gado e gente morrendo à míngua, e a passividade de um povo que está prestes a ser desarmado compulsoriamente. Dias piores virão.Renato Pessanha

    ResponderExcluir