Postagem em destaque

O VALOR DO M E.L !😀

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Plutão é penta em luas ao seu redor...

http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/descoberta-mais-uma-lua-a-quinta-a-volta-de-plutao--1554661

A nova lua de Plutão, P5, tem dez a 25 quilómetros de diâmetroA nova lua de Plutão, P5, tem dez a 25 quilómetros de diâmetro (NASA, ESA e Mark Showalter)
 Quem diria... Plutão tem uma filha fora do casamento. P5, a descoberta, tem o DNA de Plutão. Os cientistas dizem que P5 é fruto de um esbarrão de um meteorito com a face externa do satélite. Os cientistas imaginam que existem mais filhos ou filhas e todos tem nomes começados por P...
O mesmo meteorito, anos atrás, vagando pelo cosmo, teve um encontro com a Terra. O forte esbarrão matou dinossauros e cerca de 70% das formas de vida da Terra.  Desse encontro com o nosso planeta nasceu uma organização masculina ou andrógina, não se afirma o certo, e foi batizado como PT, uma corruptela de Pluto... 


Plutão tem mais uma lua – e elas são agora em cinco. A descoberta deste calhau de forma irregular, com apenas dez a 25 quilómetros de diâmetro, foi possível graças a imagens do telescópio espacial Hubble.

A equipa que fez a descoberta está admirada pelo planeta-anão como Plutão ter uma colecção tão complexa de satélites naturais, refere um comunicado da NASA. Como hipótese, a equipa, de Mark Showalter, do Instituto SETI, em Mountain View, nos EUA, avança que estas luas são relíquias da colisão com Plutão de um corpo rochoso, ocorrida há milhares de milhões de anos.
A caminho de Plutão e das suas cinco luas – haverá mais? – vai a sonda New Horizons. É a primeira que visitará este sistema, onde chegará em 2015, e permitirá ter imagens e informação como nunca antes foi possível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário