Postagem em destaque

JOICE HASSELMNN perde a serenidade no "Inteligênciia Ltda"

quinta-feira, 12 de julho de 2012

A América Latina vai bem, obrigado....!?

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2012/07/republica-da-cocaina-censura-boliviana.html

CENSURA BOLIVIANA TENTA REPRIMIR IMPRENSA BRASILEIRA

Adrián Oliva, deputado da Convergência Nacional, mostra cópias das páginas de VEJA. Acima ilustração da reportagem de Veja com a rede da cocaína na Bolívia
Não satisfeitos em reprimir a imprensa em seu próprio território, os governos bolivarianos começam a mostrar suas garras contra a liberdade de expressão até em países vizinhos. Nesta semana, após a publicação da matéria A República da Cocaína em VEJA, a Bolívia ameaçou processar a revista por revelar documentos que vinculam autoridades bolivianas com um narcotraficante brasileiro. Sobre mandar investigar as denúncias, nada foi dito. 

A reportagem de VEJA, escrita pelo editor Duda Teixeira, é baseada em relatórios produzidos por uma unidade de inteligência da polícia boliviana que revelam uma conexão direta entre o homem de confiança de Evo Morales, o ministro da Presidência Juan Ramón Quintana, e um traficante que atualmente cumpre pena na penitenciária de segurança máxima em Catanduvas, no Paraná: Maximiliano Dorado Munhoz Filho. 


Os documentos vazaram para a imprensa boliviana e americana por um político do Movimento ao Socialismo (MAS), o partido de Morales. Segundo eles, Quintana, quando era diretor da Agência para o Desenvolvimento das Macrorregiões e Zonas Fronteiriças, em 2010, esteve com Jessica Jordan, famosa no país por ter sido eleita miss Bolívia quatro anos antes, na casa de Dorado Munhoz, depois extraditado. 


Repercussão -
 Na terça-feira dia 10, em entrevista à imprensa de seu país, o senador boliviano Bernard Gutiérrez confirmou as informações contidas na reportagem de VEJA. Gutiérrez declarou à rádio boliviana Pio XII que ele e seu colega Roger Pinto já tinham entregado “pessoalmente” ao presidente Morales, em 2011, alguns documentos recebidos pela sua bancada que vinculam dois altos funcionários do governo ao narcotráfico e que confirmam os dados publicados por VEJA. “Morales tem essa informação e não fez absolutamente nada com elas”, disse Gutiérrez. Deputados indígenas também pediram explicações ao vice Álvaro García Linera sobre a reportagem. Para eles, se Quitana tem alguma dignidade, deve renunciar e se submeter aos tribunais da Bolívia e do Brasil.

Mostrando 
cópias das páginas da reportagem de VEJA, o deputado da Convergência Nacional Adrian Oliva também afirmou em uma coletiva de imprensa que esta é a chance de Morales esclarecer os vínculos do seu governo com o tráfico de drogas e recomendou a formação de uma comissão internacional para investigar as denúncias. O mesmo deputado lembrou na sexta-feira passada que Roger Pinto tinha dado uma entrevista ao canal boliviano Red Uno sobre a estranha relação entre Quintana e Dorado Munhoz.

O jornal 
El Dia, de Santa Cruz, confirmou em sua edição de terça-feira, com base em informações da FELCN (Força Especial de Luta contra o Narcotráfico, da polícia boliviana), que o endereço citado na reportagem de VEJA era mesmo o da casa de Dorado Munhoz. Clique AQUI para ler MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário