Postagem em destaque

MST continua invadindo.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Editoria de Bulas: Fernando Pessoa: ‘Sou o intervalo entre o meu dese...

Editoria de Bulas: Fernando Pessoa: ‘Sou o intervalo entre o meu dese...: Ano I - Nº 02 - Julho de 2001 - Bimensal - Maringá - PR - Brasil - ISSN 1519.6178 Autonomia Como Objetivo Na Educação Ana Paula S..
RESUMO: Jovens e adultos, muitas vezes, têm dificuldades para assumir posturas autônomas. O objetivo desta pesquisa é investigar a formação moral e intelectual de nossas crianças na escola, trazendo como idéia central a autonomia na educação. Foi desenvolvida a partir de autores como Jean Piaget, Paulo Freire, Rubem Alves, Janusz korczak, Constance Kamii, Leo Buscaglia, Krishnamurti, dentre outros. Eles nos falam de amor, de cooperação e de solidariedade; valorizando o caráter emancipatório e transformador que a educação pode ter.
Palavras chaves: Educação, autonomia, teoria da educação.

O grupo PET de pedagogia da UEM desenvolve um projeto de extensão com informática atendendo crianças de instituições da cidade de Maringá. Como integrantes desse grupo pudemos observar como algumas crianças são dependentes, tendo dificuldades de criticar e mesmo de opinar.
O que realmente despertou nosso interesse sobre o tema foi ver uma das crianças, trabalhando no programa Paint de desenho, sentir-se incapaz de escolher o desenho que faria e as cores que utilizaria. Essa situação expressa a dependência intelectual da criança em relação ao adulto, a incapacidade de tomar decisões, isso pode ter reflexos no seu comportamento adulto, gerando comportamento totalmente obediente às estruturas sociais.
Assim, fizemos pesquisa bibliográfica, focalizando o desenvolvimento moral da criança em suas relações sociais e na educação escolar, a partir de autores como Jean Piaget, Rubem Alves e Contance Kamii.




Nenhum comentário:

Postar um comentário