sexta-feira, 4 de maio de 2012

Oportunidades para as mulheres: Tecnologia da Informação!


Líderes globais discutem presença feminina em carreiras tecnológicas



redacao_jornal_04.jpg (252×335)
Representantes de instituições públicas e privadas dos Estados Unidos, Europa, África e Ásia se reuniram recentemente para discutir e definir um mapa de ações que ajude a incluir mais mulheres nas carreiras ligadas à tecnologia. O grupo, organizado pela International Telecommunication Union (ITU), agência das Nações Unidas especializada em tecnologia da informação e da comunicação, e reunido no Institute of International Education de Nova York, identificou alguns fatores que afastam as mulheres da área. Entre eles a popular imagem do “geek” disseminada no campo da TI, a ausência de exemplos femininos a serem seguidos e a falta de suporte em casa e no ambiente de trabalho para abraçar esse tipo de carreira. “Tudo isso junto afasta mulheres talentosas de seguir uma carreira na área de tecnologia”, concluiu o relatório divulgado pela ITU.

Os envolvidos no debate – representantes de organizações não-governamentais, universidades, agências de governos e indústrias – chegaram à conclusão que é preciso envolver as meninas ainda em idade escolar na área de tecnologia. “Na próxima década, espera-se que haja dois milhões de empregos na área de tecnologia da informação e da comunicação a mais do que o número de profissionais capacitados para ocupá-los. Essa é uma oportunidade extraordinária para as garotas e jovens mulheres – em um mundo onde há mais de 70 milhões de jovens desempregados”, disse Hamadoun Touré, secretário geral da ITU.
Touré enfatizou a necessidade de abandonar atitudes antiquadas que mantêm as jovens mulheres distantes de considerar as profissões ligadas à tecnologia. “Carreiras em tecnologia da informação e da comunicação não são tão duras para as garotas e não são opções apenas para homens. E trabalhos nessa área certamente não são entediantes”, disse ele.
Touré convidou as instituições presentes a se unirem à ITU nos próximos três anos na recém-lançada campanha “Tech Needs Girls”, focada em quatro aspectos: empoderamento, igualdade, educação e emprego.
Participaram do ‘Girls in ICT Day’, evento celebrado pelas Nações Unidas anualmente, Melanne Verveer, embaixadora dos Estados Unidos para questões globais relacionadas a mulheres; Lakshmi Puri, vice-diretora executiva da ONU Mulheres; Mignon Clyburn, comissária da comissão de comunicações dos Estados Unidos; Neelie Kroes, vice-presidente da comissão europeia e comissária para agenda digital; Jasna Matić, secretária de Estado para agenda digital da Sérvia; Alethea Lodge-Clarke, gerente de parcerias públicas e privadas da Microsoft; Monique Morrow, CTO da Cisco Systems para Ásia e Pacífico; Juliana Rotich, diretora executiva da Ushahidi; e Sarah Wynn-Williams, gerente de políticas públicas globais do Facebook.
Fonte: Valor On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário