Postagem em destaque

O VALOR DO M E.L !😀

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Super Interessante: esquecer para lembrar!


Estamos de cabeça cheia. Por que esquecemos o que queremos lembrar? A resposta foi descoberta e vai contra tudo o que se pensava


Estamos de cabeça cheia
Esquecer é necessário e faz bem. Nunca se esqueça disso, ok? E prepare-se para conhecer a verdadeira, e surpreendente, capacidade da memória humana.

Ei, você lembra de mim?
O cérebro usa um tipo de memória para cada tipo de informação que deseja armazenar

Processual
Quando você aprende a andar de bicicleta, não esquece mais. É por causa desse tipo de memória, que dá novas habilidades ao corpo. É uma memória tão simples que até os invertebrados a possuem.

Visual
Feche os olhos e pense num papagaio. A imagem dele apareceu na sua cabeça? Parabéns, você acaba de usar a sua memória visual. Ela serve para registrar rostos e marcar lugares onde você esteve.


Episódica

É sua e de mais ninguém: contém os acontecimentos da sua vida. Sejam eles marcantes ou não: o primeiro beijo, aquela viagem inesquecível - ou o almoço de ontem.

Topocinética
Grava os seus movimentos e registra a posição do corpo no espaço. É graças a ela que você consegue memorizar instruções do tipo "vire a primeira à direita e a segunda à esquerda".

Semântica
É a memória do conhecimento. Guarda as palavras, os raciocínios e o sentido das coisas. Geralmente exige que as informações sejam repetidas várias vezes.


Pare!Leia isto antes de continuar
Sabe aquele monte de objetos que estavam no quadro da página anterior? Sem voltar a ela, anote de quais deles você se lembra. Isso vai preparar o seu inconsciente para os testes que virão a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário