Postagem em destaque

MST continua invadindo.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Nova versão do ChromeOS traz sistema mais parecido com Windows - Tecnologia - iG

Nova versão do ChromeOS traz sistema mais parecido com Windows - Tecnologia - iG

Chamada de Aura, nova versão do sistema baseado em nuvem ganha recursos encontrados em sistemas operacionais tradicionais

Claudia Tozetto, iG São Paulo 10/04/2012 12:41
O Google lançou hoje uma nova versão do ChromeOS, sistema operacional que funciona centralizado na web, após cerca de um ano desde o anúncio da plataforma, em maio de 2011. A atualização traz diversas mudanças no design e funcionalidades do sistema, o que o deixou sua interface mais parecida com a de um sistema operacional tradicional, como o Windows. As modificações, no entanto, ainda estão disponíveis apenas na versão para desenvolvedores do ChromeOS. Confira no vídeo abaixo como é a nova interface do ChromeOS:

O ChromeOS é baseado na computação em nuvem, uma tecnologia bastante usada por serviços online que armazenam arquivos em servidores que podem ser acessados pela web a partir de qualquer dispositivo conectado. O sistema foi desenhado para rodar em máquinas com pouco processamento e memória, já que toda a carga de processamento é realizada na nuvem, bem como o armazenamento dos arquivos. Atualmente, o sistema está disponível em notebooks da Acer, Asus e Samsung. A nova versão do sistema, no entanto, não será suportada pelos primeiros modelos de notebooks com ChromeOS.
As mudanças que estrearam hoje na versão Aura, no entanto, mostram uma mudança no conceito original do ChromeOS, que era operado de uma janela do navegador Chrome para a web, após acessar o sistema com seu nome de usuário e senha do Google. Todos os aplicativos eram iniciados a partir do navegador de internet e instalados somente a partir da Chrome Web Store. Agora, o ChromeOS possui uma barra de tarefas onde atalhos dos aplicativos podem ser fixados - como no Windows.

Foto: Divulgação
Em sua primeira versão, ChromeOS funcionava totalmente centralizado no navegador Chrome
Na época em que o ChromeOS foi lançado, Sergey Brin, cofundador do Google, chegou a afirmar que a interface atualmente adotada pelos sistemas operacionais, como Windows e MacOS, estava "torturando" os usuários. Ele afirmou, também, que o ChromeOS era o resultado de um "redesenho do sistema operacional da maneira como ele deveria ser". A mudança, contudo, pode indicar que o Google esteja adotando uma postura menos radical, de modo a conquistar um maior número de usuários.







Nenhum comentário:

Postar um comentário