quinta-feira, 19 de abril de 2012

Do blog de Ricardo Noblat

Enviado por José Eustáquio Diniz Alves - 
18.4.2012
 | 21h03m
GERAL

É possível consumir mais de um planeta?

Muita gente acha estranho quando se diz que a humanidade já está consumindo 1,5 planeta (um planeta e meio). Mas, segundo a metodologia da pegada ecológica, o mundo deverá atingir o consumo equivalente a 2 planetas entre 2030 e 2050, dependendo da continuidade do ritmo das loucuras do modelo atual.
Mas como é possível consumir mais de um globo terrestre?
A resposta é simples: não existe apenas um planeta Terra, mas dois, um planeta vivo e um planeta morto. O primeiro está na superfície e o segundo no subsolo.
O planeta morto é composto por material orgânico decomposto e que foi fossilizado em decorrência dos efeitos da pressão e das temperaturas elevadas atuando durante milhões de anos junto ao processo de soterramento.
A matéria orgânica é constituída por substâncias contendo carbono na sua estrutura molecular. A queima deste carbono transforma este material em combustíveis fósseis.
O carvão mineral, o petróleo e o gás natural são os combustíveis fósseis mais utilizados, servindo para colocar em movimento as locomotivas, trens, carros, caminhões, navios, além de gerar eletricidade para toda a cadeia produtiva da economia (inclusive hospitais e escolas) e para o consumo particular das famílias.
Os combustíveis fósseis, além de serem finitos, provocam grande poluição, sendo um dos principais responsáveis pelo efeito estufa que aquece a atmosfera da Terra, gerando mudanças climáticas. A utilização dos combustíveis fósseis possibilitou que a população humana e a economia apresentassem um crescimento sem precedêntes nos últimos 200 anos.
A humanidade se espalhou por todo o planeta, em muitos casos, destruindo biomas e comprometendo a qualidade das águas, ao mesmo tempo que a capacidade de regeneração da Terra é reduzida. Num processo de crescimento permanente da pegada ecológica, o ser humano tem ultrapassado as fronteiras planetárias.
Porém, cabe a pergunta: é possível consumir mais de um planeta?
Leia a íntegra em Planeta vivo e planeta morto

José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia e professor titular do mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE. Apresenta seus pontos de vista em caráter pessoal. E-mail:jed_alves@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário