segunda-feira, 30 de abril de 2012

BRASIL JÁ SABE QUEM VAI ENFRENTAR EM LONDRES #CBB


30/4/2012
BRASIL JÁ SABE QUEM VAI ENFRENTAR EM LONDRES


Foto: Divulgação
Lubomir Kotleba, diretor técnico da FIBA
Rio de Janeiro - As seleções masculina e feminina do Brasil já conhecem os adversários que irão enfrentar nos Torneios Olímpicos de Londres, de 28 de julho a 12 de agosto desde ano. Foi realizado na manhã desta segunda-feira (30), no auditório do Comitê Olímpico Brasileiro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, os sorteios dos grupos. 

As duas seleções cairam no Grupo B. O feminino vai enfrentar na primeira fase as seleções da Austrália, Grâ Bretanha, Rússia e as classificadas 2 e 3 do Pré-Olímpico Mundial. O Masculino, encara seleções como a fortíssima Espanha, vice-campeã mundial, Austrália, China, Grã Bretanha, além do terceiro colocado no Pré-Olímpico. Coincidentemente, o Brasil terá pela frente as seleções da Austrália e da Grâ Bretanha nos dois torneios.

O sorteio foi comandado pelo diretor técnico da FIBA, o ex-árbitro Lubomir Kotleba. Muito descontraído, brincou com Hortência e Paula. As duas ex-jogadoras foram convidadas para sortear as seleções de cada grupo. E da mesma forma com Érika e Janeth, quando foram chamadas para a ordem das seleções nos grupos. No masculino, Oscar Schmidt e Wlamir Marques, dois grandes ídolos do esporte brasileiro, foram os responsáveis por sortearem as seleções em cada grupo. Oscar ao subir ao palco vez questão de apresentar Lubomir Kotleba. 

"Para quem não sabe esse senhor aqui foi quem apitou nosso jogo final do Pan-Americano de 1987 contra os Estados Unidos", disse o Mão Santa. E Marcelinho Machado, foi quem tirou as bolas para a numeração das seleções.

Usando o critério de campeãs mundiais e européias, Estados Unidos e Espanha foram os cabeças de chaves no masculino. No sorteio, a Argentina acabou caindo no grupo considerado, tecnicamente, muito forte, com Estados Unidos, França, Tunisia e os dois primeiros colocados do Pré-Olímpico Mundial, que podem classificar Lituânia, Grécia, Rússia e Macedônia, as favoritas por três vagas. Esse torneio classificatório irá acontecer em Caracas, na Venezuela, de 2 a 8 de junho próximo.

Na Argentina, onde passa os últimos dias de férias, antes da convocação e o início dos treinos, o técnico Rubén Magnano não pode falar sobre os adversários. O assistente técnico, José Neto, foi quem fez uma análise do grupo. 

"São 12 seleções que irão à Londres para brigar pelo ouro. Espanha, Austrália, China, Grã Bretanha e o terceiro do Pré-Olímpico que pode dar qualquer uma. Grécia, Lituânia, Macedônia e Rússia. Em uma competição do nível olímpico, precisa vencer a cada jogo e não se preocupar com quem está no outro. Primeiro precisa ficar entre os quatro para depois analisar o próximo adversário", disse José Neto.

O atual treinador do Joinville também acredita que o jogo chave é contra a Austrália: "Vai ser nosso primeiro jogo e uma partida muita importância. É uma estréia muito difícil, contra o campeão da Oceania que geralmente vem com grandes equipes. Começar bem o torneio será muito importante para a nossa equipe".

O escolta Marcelinho Machado, um dos nomes bem cotados para ser convocado por Rubén Magnano e também ficar entre os 12 jogadores que irá a Londres, esteve fazendo parte do sorteio.

O jogador do Flamengo não escondeu a alegria pelo evento que aconteceu no Rio: 
"Ver o nome do Brasil fazendo parte desse sorteio novamente, é muito gratificante. Ainda não sabemos quem será convocado, mas estamos nos preparando para conseguir uma boa colocação. Acredito que não exista um caminho fácil, mas, teoricamente, vamos tentar chegar bem, porque todas as equipes são consideradas fortes. Nossa atenção está toda direcionada aos treinos. A expectativa é sempre de medalha, mas isso depende do nosso preparo. Qualquer descuido pode complicar as coisas”, contou Marcelinho.

Sobre os atletas que podem ser convocados (Leandrinho e Nenê), Marcelinho disse que a convocação está na mão da comissão técnica. 
“O Rubén vai decidir o que é melhor para a seleção. Os 12 jogadores que fizerem parte desse time, com certeza terão o mesmo sonho. É um mérito para cada um deles e com certeza será merecido”, finalizou o atleta.

No feminino, o técnico Luís Cláudio Tarallo, que esteve presente no Rio, fez uma análise de cada adversário na primeira fase. 
"Austrália, Rússia e Grã Bretanha, são todos adversários fortes. Vamos ter que jogar cada partida como se fosse uma final para conseguir a melhor classificação possível. Nosso primeiro jogo, teoricamente vai nos ajudar porque será o quinto do Pré-Olímpico Mundial, mas nada disso quer dizer facilidade".

A ex-jogadora Horência Marcari, atual diretora de seleções feminina da CBB, que esteve por duas vezes em torneios olímpicos (92 e 96), também fez sua análise do Grupo do Brasil.

"Nenhum grupo é fácil. Mas a gente torce para que os primeiros jogos sejam muito tranquilos. Mas quando se trata de Olimpíadas, realmente não é tão simples. A equipe tem que estar bem naquele momento, mas não sabemos como as atletas vão chegar lá, a gente só conhece um adversário quando o jogo começa. Temos alguns jogos no Brasil antes de partir para Londres. A intenção é deixar a equipe bem preparada para que possamos realizar jogos bem alegres. O jogo é aquilo que a gente treina, então acho essa fase é muito importante". 

Sobre os EUA, Hortência afirmou não ser um time imbatível, mas sim uma equipe difícil.

A pivô Érika, que participou do sorteio, também falou sobre as olimpíadas: "Para garantir a vitória e a medalha, só vai depender da gente mesmo. Sabemos que ainda temos que melhorar alguns pontos e acrescentar algumas coisas para voltar a ser o basquete de antigamente. Mas é chegar lá e querer. Vamos mostrar isso em Londres e trazer bons resultados".

Para o presidente da CBB, Carlos Nunes, que durante os últimos três dias recebeu os principais dirigentes da FIBA, no Rio, fez uma análise ponderada das chaves: 

Não podemos classificar ainda quem é bom ou ruim. A competição é de todos e contra todos. A intenção é realizar bons jogos e chegar na segunda fase com tranquilidade. Achei a divisão das chaves muito tranquila. E agora temos que partir para realizar uma ótima participação nas Olimpíadas e buscar as medalhas.


Grupos do masculino

Grupo A - Estados Unidos, França, Argentina, Tunísia, Classificados 1 e
2 do Pré-Olímpico

Grupo B - Espanha, Austrália, BRASIL, China, Grã Bretanha e o 3 do Pré-Olímpico


Grupos do feminino

Grupo A - Estados Unidos, China, Angola, classificados 1, 3 e 4 do 
Pré-Olímpico Mundial

Grupo B - Austrália, BRASIL, Grã Bretanha, Rússia, classificados 3 e 5 
do Pré-Olímpico Mundial




Juarez Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário