domingo, 11 de março de 2012

UM MODELO de paixão e de eficiência: DC-3!

10/03/2012
 às 14:03 \ Tema Livre

Vídeo emocionante e fotos: DC-3, o avião amado por gerações

Pouco mais de 16 mil fabricados desde 1935, 500 deles ainda voando e prestando serviços: é o velho e bom Douglas DC-3
Gerações de passageiros de todo o mundo voaram a bordo desse velho, bom e sólido avião — o popularíssimo DC-3, que começou a ser construído pela Douglas Aircraft dos Estados Unidos em 1934, ficou pronto em 1935 e foi aprovado pelas autoridades em 1936.
Em diferentes versões e, às vezes, sob diferentes nomes, mais de 16 mil desses aviões extremamente confiáveis, movidos a motor a explosão e, naturalmente, sem cabine pressurizada, foram construídos — 10 mil deles na versão militar, o C-47, como parte do brutal, inigualável esforço industrial empreendido pelos EUA para que os Aliados vencessem a II Guerra Mundial.
Os velhos aviões, tinindo de conservados, no aeroporto de Rock Falls, Illinois, nos Estados Unidos (Foto: douglasdc3.com)
Cerca de 500 deles continuam voando pelo mundo, em muitos casos em mãos de colecionadores, mas em outros prestando bons serviços, 76 anos depois de seu voo inaugural. Num fim de semana de julho de 2010, celebrando os 75 anos da construção do primeiro DC-3, dezenas deles acorreram para festejar no aeroporto de Rock Falls, no Estado de Illinois.
O austero interior do DC-3: nada de cabine pressurizada
Como vocês verão no vídeo abaixo — uma vez mais, gentileza do amigo do blog José Carlos Bolognese –, vieram com as mais diversas pinturas, todos impecáveis. Logo no começo do vídeo, um deles realiza um pouso sensacional, com toque no solo em apenas uma roda, e a ponta da asa esquerda controlada para não bater no chão.
O vídeo começa com o start dos dois motores Pratt & Whitney R-1830, de 1.100 HP cada, de um impecável modelo de DC-3 tendo de fundo musical In the Mood, sucesso inesquecível do trombonista, maestro e arranjador Glenn Miller.
 Aproveitem o domingo e passeiem em um DC-3!

Nenhum comentário:

Postar um comentário