Postagem em destaque

O BRASIL ESTÁ FICANDO sem gra ca...

domingo, 11 de março de 2012

"Por precaução reforcei meu kit-terremoto..." / Karina Kovalick


Enviado por Karina Kovalick -
9.3.2012
 |
9h54m

Por precaução, reforcei meu kit-terremoto

Ao completar um ano do terremoto e tsunami que devastaram o nordeste do Japão, estou fazendo como muitos japoneses: reforçando o kit-terremoto, que - segundo orientação das autoridades - deve ter os itens necessários para sobreviver por até 3 dias, tempo máximo estimado para a chegada do socorro. Esse kit deve ter produtos como água e comida enlatada, que são vendidos em supermercados e lojas de conveniência. 

No fim de semana passado, fui à filial de Shibuya da Tokyo Hands, uma rede que vende tudo o que você puder imaginar. Ela tem um departamento só para produtos usados em caso de tragédias naturais. E estava lotado! Alguns produtos estão em falta como o filtro que parece um canudinho de refrigerante mais grosso e, numa emergência, pode ser usado até para beber água de poças da rua. Pelo menos é o que o garante o fabricante... Tentei comprar um outro que achei muito útil numa vez anterior que fui à loja: uma mochila que se transforma em banquinho.Também estava esgotada. 

Estou reforçando o meu kit porque fui um pouco descuidada antes do terremoto do dia 11 de março e quase paguei caro por isso. Logo depois da tragédia, as prateleiras dos mercados da capital japonesa ficaram vazias e passei por apuros por não ter água e comida suficientes estocadas em casa. Comi chocolate por quase uma semana. Era tudo o que tinha restado nas lojas de conveniência. Cheguei a perder quase 5kg. No auge da vontade de comer uma coisinha salgada, cheguei a experimentar o patê do Toulouse, meu gato. Além de não ser muito apetitoso, quase arrumei encrenca com o bichano, que não é a criatura mais solidária do mundo.
Além de alimentos, os kits devem ser equipados com artigos de limpeza pessoal, capacete, lanterna, rádio portátil, pilhas, apitos- para que as pessoas sejam localizadas mais facilmente pelos bombeiros se ficarem soterradas - isqueiros, fogareiro a gás, remédios e cobertor térmico. Os mais sofisticados vêm até com barracas e bicicletas.
O kit-terremoto deve ser guardado próximo à saída

Comida desidratada
Água que dura até 5 anos
Apito
Cobertor de emergência

Nenhum comentário:

Postar um comentário