quinta-feira, 15 de março de 2012

ONG sugere ficha limpa para cargos de confiança | Manchetes | Reuters

200px-Paper_sheet.jpg (200×200)
BRASÍLIA, 15 Mar (Reuters) - Depois de aprovar um projeto como o Ficha Limpa, que trata da inelegibilidade em eleições, o Brasil precisa avançar em uma lei semelhante para os mais de 20 mil ocupantes de cargos de confiança do governo, sugere a presidente do Conselho de Administração Internacional da Transparência Internacional, Huguette Labelle.
Em entrevista exclusiva à Reuters, Labelle classificou o projeto de iniciativa popular como "um exemplo maravilhoso de mobilização da sociedade civil".
"(O Ficha Limpa) é uma ideia interessante para outros países olharem e de se acompanhar", afirmou ela, acrescentando ser uma proposta "simples" que mostra uma sociedade civil "vibrante".
Labelle, que se reuniu nesta quarta-feira com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, sugeriu que seria bom ampliar o escopo da medida.
"Estender as mesmas provisões aos 20 mil funcionários de confiança do governo é mais razoável", disse ela.
A executiva sugeriu ainda que, como o Brasil está investindo muito em obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, valeria a pena "gastar algum dinheiro" com ferramentas de monitoramento e controle.
"Porque não é apenas uma empresa, são várias e vários níveis... E você precisa ter certeza que os responsáveis pelo controle não estão apenas olhando para papéis", afirmou.
Segundo ela, um dos setores mais delicados e que mais exigem controle contra corrupção é o da construção civil. "Há muito dinheiro, os perigos são mais altos", disse.
Ela disse ser essencial que se introduza um sistema de transparência total, mas elogiou as medidas tomadas pela CGU (Controladoria Geral da União).   Continuação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário