quarta-feira, 7 de março de 2012

O mais novo hit da BBC - Ricardo Noblat: O Globo


Por Mariana Caminha

CARTAS DE LONDRES

O mais novo hit da BBC

A inglesa Jennifer Worth, falecida no ano passado aos 75 anos, devido a um câncer, sempre foi conhecida pelo espírito altivo e pelo gênio forte.
Worth foi uma midwife de respeito. Lembram-se delas, as midwives? Para quem já se esqueceu, trata-se daquelas mulheres que auxiliam as mães na hora do parto. Uma parteira, por assim dizer.
Depois de acumular muita experiência no assunto, Worth decidiu largar o ofício para se dedicar à música. Não satisfeita, depois de alguns anos resolveu consagrar-se às letras.
E foi como autora que conheceu o sucesso, com o lançamento da trilogia Call the Midwife, baseada em suas experiências como parteira na Londres dos anos 1950.
Muito provavelmente, ela escreveu seus livros com o intuito de manter viva a memória daquilo que viu, e daqueles com quem dividiu seus medos e anseios quando jovem. Mal sabia que suas lembranças fariam história em uma das emissoras de televisão mais famosas do mundo.
Infelizmente, Worth não viveu até o dia do lançamento da série Call the Midwife, pela BBC 1. O drama, que se passa na área do East End londrino durante os anos 50, caiu no gosto popular e foi a produção com lançamento de maior audiência da história da BBC.
Ontem assisti ao primeiro episódio da série, após semanas de resistência. Depois de uma overdose de midwife na vida real (durante a minha gravidez e parto em Londres), tinha praticamente certeza de que nada daquela “novela” me interessaria. Ah, como estava enganada…
Mais uma vez, a BBC acertou em cheio: não dá para parar de assistir àquilo. Pode até ser reflexo dos tempos de crise, como muitos afirmam, mas o telespectador (e aí me incluo) vê naquele cenário, e naquelas meninas vestidas de enfermeira, a receita exata para o escapismo.
Por tudo isso, Call the Midwife é o que há demais meloso na televisão inglesa. E todo mundo adora.
Mas o melhor da série é que, em meio ao melodramático, pode-se aprender muito sobre a história da Inglaterra, especialmente no que se refere à saúde daqueles que viveram na capital inglesa há mais de meio século.
As condições nas quais as mulheres tinham seus filhos eram as mais precárias, como mostram alguns episódios, isso sem falar nas condições gerais de moradia da população.
De fato, é uma grande pena Jennifer Worth não poder assistir a tudo isso. Adoraria saber a sua crítica sobre a produção da BBC.
Diante do que nunca saberemos, fica para nós o deleite ao assistir às memórias de uma midwife, profissão que ainda hoje é de grande importância para as mulheres inglesas e para pessoas que, como eu, elegeram a Inglaterra como lugar para conhecer aquilo que se chama maternidade.

Mariana Caminha é formada em Letras pela UnB e em jornalismo pelo UniCEUB. Fez mestrado em Televisão na Nottingham Trent University, Inglaterra. Casada, mora em Londres, de onde passa a escrever para o Blog do Noblat sempre às segundas-feiras. Publicou, em 2007, o livro Mari na Inglaterra - Como estudar na ilha...e se divertir

Nenhum comentário:

Postar um comentário