Postagem em destaque

O Brasil vai bem mal ...

quinta-feira, 15 de março de 2012

No Japão, uma ideia de construção que se distancia do movimento tradicional da arquitetura japonesa...

É como viajar na proa de um navio, sentindo a brisa que vem do mar. Essa deve ser a sensação de quem aluga a casa Nowhere but Sajima, na cidade de Yokosuka, uma vila de pescadores do Japão. A residência faz parte do Nowhere Resorts, um conjunto de imóveis para locação semanal.
Em projeto arquitetônico moderno, assinado pelo escritório Yasutaka Yoshimura Architects, o hóspede tem a impressão de acordar com os pés já dentro da água. Um dos grandes trunfos da construção são as janelas, de variados formatos e tamanhos. De dentro, devido à caixilharia praticamente invisível, a morada parece estar suspensa sobre a água, criando um efeito algo surreal.
A vista, azul e deslumbrante, é ponto de fuga para o layout da casa, composto por volumes tubulares unidos num bloco triangular único, cujas linhas criam movimento em direção ao mar.
Seus espaços internos, apesar de estreitos e angulares, oferecem a dose certa de conforto. O abuso de pedras, madeiras e concreto aparente para revesti-los corresponde bem aos anseios de visitantes que procuram não só descansar perto da natureza, mas também vivenciá-la em sua plenitude.
A disposição angular do bloco, que abriga até quatro hóspedes, garante ainda que o mar possa ser avistado de qualquer um dos cômodos. A orientação, o tamanho e o formato dos tubos que compõem o volume são determinados pela dimensão dos vidros que encerram suas fachadas. Eles funcionam como verdadeira moldura à paisagem externa. Um convite à meditação.
(Clique em qualquer uma das imagens para vê-las ampliadas em galeria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário