sexta-feira, 30 de março de 2012

Na França, policiais prendem 19 pessoas suspeitas de ligação com terrorismo islâmico | Jornal Correio do Brasil

Na França, policiais prendem 19 pessoas suspeitas de ligação com terrorismo islâmico | Jornal Correio do Brasil

Na França, policiais prendem 19 pessoas suspeitas de ligação com terrorismo islâmico

30/3/2012 8:13,  Por Redação, com ABr - de Brasília

Suspeito detido durante operação da polícia em Coueron, nos arredores de Nantes, na região oeste daFrança
Policiais da França prenderam nesta sexta-feira 19 pessoas suspeitas de ligação com o terrorismo islâmico. As autoridades informaram que foram apreendidas várias armas, inclusive cinco fuzis e revólveres pistolas taser de disparos elétricos, em operações que se concentraram em Marselha, Paris e Toulouse. A maioria das prisões ocorreu na cidade de Toulouse (no Sudoeste), onde o franco-argelino Mohamed Merah matou sete pessoas nas duas últimas semanas, em uma série de ataques.
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse que estão planejadas mais operações contra grupos extremistas islâmicos. Segundo ele, o objetivo das ações é “expulsar” do território francês pessoas que ameaçam a segurança nacional. Promotores disseram que estão investigando possíveis cúmplices de Merah – morto no último dia 22, depois de mais de 30 horas de cerco policial.
Na operação deflagrada na madrugada de hoje, os principais alvos foram membros de um grupo radical conhecido como Forsane Alizza ou Cavaleiros da Liberdade. O grupo foi dissolvido em janeiro pelo Ministério do Interior da França sob acusação de arregimentar simpatizantes para a luta armada.
Na casa de Mohammed Achamlane, apontado como um dos líderes do movimento, a polícia encontrou uma metralhadora, uma pistola automática e granadas. Achalame ficou conhecido na França ao queimar o Código Penal do país, protestando contra a lei que proíbe o uso do véu muçulmano, usado pelas mulheres religiosas em lugares públicos.
De acordo com policiais, o objetivo da ação é desmantelar grupos islâmicos radicais. Participaram das operações investigadores dos serviços de contra-espionagem e a Raid (unidade de elite da polícia francesa).
Segundo Sarkozy e o ministro do interior, Claude Guéant, essas operações policiais fazem parte da luta da França contra o terrorismo e o islamismo radical. O presidente francês fez uma comparação entre o trauma provocado na França pelos ataques de Merah e o drama vivido pelos americanos após os ataques de 11 de Setembro de 2001.
O Ministério das Relações Exteriores da França anunciou na quinta-feira que foram negados os vistos de entrada para quatro líderes religiosos muçulmanos. Eles pretendiam participar de um congresso na próxima semana. O governo francês considerou que os discursos desses representantes islâmicos são uma ameaça à ordem pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário