sábado, 17 de março de 2012

Discussão : MMA é rinha humana?

Casca Grossa

[Você opina] Ex-Senador dispara contra Deputado que chamou MMA de ‘rinha humana’

Por Fernando Zanchetta | Casca Grossa – sex, 16 de mar de 2012 10:02 BRT
MMA em pauta... mais uma vezO Deputado Federal José Mentor ganhou notoriedade na mídia recentemente ao atacar pra valer o MMA, chamá-lo de 'rinha humana' e propor projeto de lei para banir a modalidade de ser exibida nas televisões brasileiras. O ponto de vista ganhou força com a exibição de reportagem na Rede Record que abordava apenas o aspecto negativo da modalidade, e rende margem para polêmicas e mais polêmicas entre entusiastas e detratores.
Diplomata, ex-Senador e praticante de jiu-jitsu, Artur Virgílio Neto tomou a frente da contrapartida e publicou extenso texto no Facebook, onde retruca José Mentor e propõe novo capítulo para a discussão. Confira abaixo as principais partes.
"O Deputado Federal José Mentor, do PT paulista, erra redondamente ao insistir na tentativa de proibição de televisionamento dos eventos de mixed martial arts. Nenhum dos seus argumentos se sustenta. Fala de assunto do qual não entende e o faz com a pose típica dos que falam desenvoltamente sobre temas cujos fundamentos lhes escapam ao conhecimento".
"Ponderamos ao Deputado Mentor e aos demais presentes que os praticantes de MMA são, pelo preparo, pela estrutura física básica (não é qualquer um que pode aventurar-se num ringue ou num octógono, mesmo dispondo de conhecimentos técnicos). E eles enfrentam adversários do mesmo calibre, cercados de assistência médica eficaz, protegidos pela vigilância de um juiz profissional, submetidos a regras e limitações que visam a resguardar a saúde dos atletas".
"E há o aspecto profissional: os atletas, pela via do MMA, têm real possibilidade de ascensão social. Os grandes eventos são milionários. No Brasil eles vêm crescendo significativamente, garantindo empregos para preparadores físicos, professores das várias modalidades de luta que os artistas marciais precisam conhecer..."
"O esporte é duro, inegavelmente. Seria mesmo mais violento do que o próprio futebol? Com certeza é menos violento que o rúgbi que, por sinal, considero um jogo bonito e eletrizante".
"O deputado limita-se a propor o não-televisionamento. Ora, ele, então, é contra a violência ou apenas não quer que as pessoas de casa a vejam? Onde sua preocupação com a integridade física dos atletas, que continuariam lutando, só que sem a visibilidade que a televisão proporciona? Só isso já bastaria para desacreditar o projeto de lei".
"Mentor compara o MMA às brigas de galo, de cães, de canários. Compara homens dotados de pleno tirocínio e vontade própria a animais que são obrigados a se matar em rinhas, para dar lucro às pessoas que os exploram. Ele nunca conversou com um Murilo Bustamante, figura culta, que foi campeão mundial meio pesado no UFC e hoje é empresário (de luta) de sucesso. Nunca falou com o campeoníssimo Anderson Silva, que sabe proteger sua saúde como ninguém. Nunca falou com um Wanderlei Silva, que fez a independência econômica de sua família dentro dos ringues e octógonos, onde brilha até hoje".
"Os mais antigos costumavam dizer: 'às vezes, a palavra é de prata; às vezes, o silêncio é de ouro'. O deputado Mentor ganharia muito se ficasse calado quando se tratasse de mecânica quântica, energia nuclear e, sem dúvida, mixed martial arts. Sem ironia nenhuma de minha parte".
***NOTA do Casca-Grossa: Este é um blog sobre MMA, mas obviamente aberto a todo tipo de opinião. O que você acha sobre o caso, quem teria mais fundamento e porquê? Opine abaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário