Postagem em destaque

O VALOR DO M E.L !😀

sábado, 24 de março de 2012

Destroços de satélite passam perto da ISS | Ciência | band.com.br - Band.com.br

 Atualizado em sábado, 24 de março de 2012 - 16h25

Destroços de satélite passam perto da ISS

A Nasa disse em sua conta no Twitter que esta foi a "terceira vez" que uma tripulação se refugia nas cápsulas Soyuz
Estação Espacial Internacional foi ameaçada por destroços de satélite / NASA/AFPEstação Espacial Internacional foi ameaçada por destroços de satéliteNASA/AFP

Um pedaço de um velho satélite russo passou a toda velocidade nas proximidades da ISS (Estação Espacial Internacional), obrigando a tripulação a se refugiar brevemente em duas cápsulas Soyuz, disseram neste sábado as agências espaciais russa e americana. Os restos à deriva são do satélite Cosmos 2251, lançado em 1993 e que entrou em colisão com o satélite de comunicação americano Iridium-33 em fevereiro de 2009.

A Nasa (Agência Espacial Americana) disse em sua conta no Twitter que esta foi a "terceira vez" que uma tripulação se refugia nas cápsulas Soyuz devido à passagem desses restos. A agência espacial russa disse que o pedaço de satélite passou a 23 quilômetros da estação internacional, obrigando os três russos, dois americanos e um membro holandês da tripulação a buscar refúgio nas Soyuz.

Estas cápsulas Soyuz estão acopladas à ISS e são utilizadas pelas tripulações para regressar à terra após suas missões, no caso de emergência. "A ameaça passou", declarou um responsável do centro de controle da missão russa à agência Interfax. "Os cosmonautas já retornaram (à estação) para prosseguir sua missão", disse.

Milhares de pedaços de metal, plástico e vidro giram em torno da terra. São resíduos dos 4.600 lançamentos nos 55 anos de conquista e utilização do espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário