Postagem em destaque

O VALOR DO M E.L !😀

terça-feira, 13 de março de 2012

Bom Dia Brasil - Investigação da polícia mostra como age uma milícia no Rio de Janeiro


Os ex-vereadores Jonas Gonçalves da Silva, Jonas Enóis, e Sebastião Ferreira da Silva, o Chiquinho Gradão, seriam os chefes da quadrilha.


Uma investigação da polícia do Rio mostra, em detalhes, como age a milícia que controla 15 bairros da Região Metropolitana. Os criminosos queriam lucrar até com um cemitério.
Apesar das prisões, os moradores ainda têm medo. Desde 2010, policiais e ex-policiais impõem regras e amedronta ou até matam quem desobedece.
Foi o que houve com o sargento reformado da PM Nelson Franco Coutinho, assassinado em janeiro de 2010. Imagens feitas por câmeras de monitoramento e só divulgadas agora pela polícia, mostram o momento em que um carro encosta ao lado do veículo do sargento e dispara vários tiros.
A quadrilha já tinha sido presa no fim de 2010, na Operação Capa Preta. Mas em novembro do ano passado, o desembargador Marcus Quaresma Ferraz concedeu habeas corpus a 25 acusados. Desde então, houve outras seis mortes.
O promotor de Justiça, que acompanhou os trabalhos da polícia, conta que 10 testemunhas foram assassinadas. Apenas duas continuam vivas. A milícia de Caxias surpreende até quem está habituado a combater esse tipo de crime.
“Ela apresenta um grau de violência exacerbado, que passa qualquer marca que já havíamos constatado”, afirmou o promotor de Justiça Décio Alonso Gomes.
As investigações apontaram que os ex-vereadores Jonas Gonçalves da Silva - o Jonas Enóis e Sebastião Ferreira da Silva, o Chiquinho Gradão, que já estão presos, são os chefes da milícia que atua em cinco bairros de Duque de Caxias.
Na hierarquia do crime, abaixo deles estão o ex-PM Eder Fabio Gonçalves, o Fabinho e o policial militar Angelo Sávio Lima Caxias. Outros 9 PMs também estão envolvidos, segundo a polícia. Além de um fuzileiro naval e um sargento do Exército.
Já se sabia que as milícias do Rio cobravam pelo gás, pelo sinal de TV à cabo, pela segurança e transporte, mas os bandidos dessa região fazem ainda pior, obrigam os moradores a fazer compras na venda indicada pelos criminosos, com preços absurdos. E mais, toda a vizinhança tem de pagar mensalidade para a milícia até da água encanada - sob pena de ter o fornecimento cortado.
Outros braços da milícia continuam agindo na região. A mais recente descoberta do Ministério Público e dos investigadores é que a quadrilha tinha planos de dominar o cemitério da cidade.
Uma empresa estaria sendo montada pelos criminosos para entrar no ramo da administração do cemitério e receber da prefeitura uma verba mensal pelo serviço. Tudo aparentemente dentro da lei, não fosse a pressão violenta para que os donos da atual empresa que administra o lugar deixassem o negócio.
”O que chama a atenção é o apetite voraz dessas pessoas em relação a qualquer atividade que possa gerar lucro para a quadrilha no município de Caxias”, ressaltou o delegado Alexandre Capote.
“O morador fica ali acuado. Não tem ajuda de ninguém. Todo mundo desesperado querendo ajuda. mas ninguém pode ajudar. Enquanto isso, eles continuam lá”, completou um morador.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário