Postagem em destaque

Notícias de Brasília no Diário do Poder

sexta-feira, 9 de março de 2012

Adhemar Ferreira da Silva é selecionado para inaugurar Hall da Fama do Atletismo - Atletismo - UOL Esporte

08/03/2012 - 08h54

Adhemar Ferreira da Silva é selecionado para inaugurar Hall da Fama do Atletismo

Do UOL, em São Paulo
  • Adhemar Ferreira da Silva foi bicampeão olímpico e recordista mundial do salto triplo
    Adhemar Ferreira da Silva foi bicampeão olímpico e recordista mundial do salto triplo
A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) anunciou nesta quinta-feira, 08, a criação do Hall da Fama do Esporte, como parte dos festejos do centenário da Entidade. 12 atletas foram selecionados para inaugurá-lo enquanto outros 12 serão adicionados ao longo do ano. Dentre os primeiros selecionados está o brasileiro Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico do salto triplo: 1952, em Helsinque e 1956, em Melbourne.
O triplista Adhemar Ferreira da Silva (1927 - 2011) foi o primeiro atleta brasileiro a ser bicampeão olímpico. Lenda do atletismo brasileiro, Adhemar é inclusive homenageado no escudo do São Paulo com as duas estrelas amarelas, que representam seus dois recordes mundiais, batidos nos Jogos Olímpicos de 1952 e nos Jogos Panamericanos da Cidade do México, em 1955. 
Em seu primeiro título olímpico, Adhemar chegou a bater por quatro vezes consecutivas o recorde mundial. Além dos título olímpicos, o brasileiro também foi tricampeão panamericano (1951, 1955 e 1959).
Entre os demais atletas selecionados, destaque para os americanos Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1936, em Berlim e Carl Lewis, dono de dez medalhas olímpicas sendo nove de ouro. Para fazer parte do Hall da Fama do Atletismo, o atleta tem que estar aposentado a no mínimo dez anos, ter vencido duas Olimpíadas ou Mundiais e estabelecido ao menos um recorde mundial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário