Postagem em destaque

Como está JERUSALEM durante a guerra

COMO ESTÁ JERUSALEM DURANTE A GUERRA? Israel com Aline - YouTube https://g.co/kgs/6v1eKLG

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Um ensaio sobre a nota de um dólar.... / Ricardo Setti

A nota de 1 dólar: será que você conhece mesmo esta cédula?
Amigo do blog, esta é a cédula de dinheiro mais conhecida do planeta.
Ela já passou por bilhões, talvez trilhões de mãos desde que foi lançada em sua atual versão, há 55 anos.
Conhecida? Mas será que, apesar dessas incontáveis operações, todo mundo realmente conhece essa cédula? Você conhece mesmo a cédula de 1 dólar?
Confira parte do que ela encerra:
Primeira novidade: a cédula de 1 dólar não é de papel.  O “papel-moeda” de 1 dólar na verdade é dinheiro impresso em folhas especiais que misturam algodão e linho, com pequenas fibras de seda azuis e vermelhas entrelaçadas. É por isso que, quando alguém esquece uma cédula no bolso da roupa que vai para a máquina de lavar, ela escapa ilesa da operação.
Para imprimir as cédulas, o Tesouro americano utiliza uma tinta de mistura secreta, inclui os diversos símbolos constantes do dinheiro e depois submete as cédulas a um processo que lembra o de engomar — o que a torna resistente à água. Finalmente, máquinas especiais “passam” as cédulas, como se passa roupa, para que elas, quando postas em circulação, fiquem com o característico estalar de novas.
Os símbolos
A figura histórica ligada inexoravelmente ao dólar é, como se sabe, a do primeiro presidente, George Washington (1789-1797).
Os símbolos estão por toda parte nas cédulas. No anverso, na parte direita da cédula, por exemplo, fica o principal deles, o selo do Tesouro dos Estados Unidos:
O verso da cédula
No verso da cédula, esses dois grandes círculos, juntos, compreendem o chamado Grande Selo dos Estados Unidos, obra de um grupo de pais da pátria liderados por Benjamin Franklin.

O verso da cédula: os dois círculos significam o Grande Selo, formulado por um grupo de pais da pátria tendo à frente Benjamin Franklin
leia mais>>>>>
/http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/vasto-mundo/esta-e-a-cedula-de-dinheiro-mais-conhecida-e-manuseada-do-planeta-voce-acha-que-a-conhece-confira-entao


Nenhum comentário:

Postar um comentário