Postagem em destaque

O VALOR DO M E.L !😀

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Pior seca dos últimos 70 anos castiga o México - Lá fora: O Globo

Pior seca dos últimos 70 anos castiga o México - Lá fora: O Globo

Enquanto a Europa sofre com uma forte onda de frio, pelo menos 19 dos 32 estados do México são castigados com a pior seca dos últimos 70 anos. Os locais mais afetados são Chihuahua, Coahuila, Durango, San Luis Potosí e Zacatecas. A falta de água e alimentos já assola uma área superior a dois milhões de hectares e teria levado à morte de cerca de 100 mil cabeças de gado. O Governo montou umesquema de emergência para atender as regiões mais críticas. A sociedade mexicana também se mobilizou com centros de doações de água e alimentos, principalmente para a área da serra Tarahumara, em Chihuahua, no norte do país, onde a forte seca atinge comunidades indígenas.
Mais de 40% do território mexicano está formado por zonas desérticas que ocupam mais de 15 estados. A seca prolongada dificulta ainda mais as condições de vida nestas regiões. A expectativa é que com o avanço da época de estiagem pelos meses de março e abril a situação possa piorar ainda mais. Especialistas temem um êxodo massivo da população dessas regiões (incluídos milhares de indígenas que trabalham no campo) em busca de comida e melhores condições nas cidades.
Pesquisadores locais alertam também que a seca prolongada principalmente no norte mexicano, em contraste com as inundações ocorridas no sudeste do país devido a chuvas intensas, seria mais uma demonstração dos efeitos da mudança climática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário