sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Essa tal FELICIDADE... !?

A  página vista ao lado é de um registro de uma palestra para noivos. Acontecia no  Curso para Noivos e Noivas no Convento. Os tempos eram românticos...anos setenta. Márcia e eu  pertencíamos ao MFC, Movimento Familiar Cristão. Havia o Encontro Conjugal dirigido por Celeste e Saramago, um casal que mereceu um título de Bons Serviços mas, não soubemos aproveitar a ocasião e hoje pareceria fora de contexto...Cerca de 3 mil casais receberam intenções, instruções, bênçãos para permanecer casados e, se possível, felizes! O Movimento Familiar Cristão era dirigido por Samir Hissa e Rose Hissa. Todos tinham  o sustento abençoado de Pe. Inácio e Pe. João. Ainda existem hoje. A foto colhe um momento de um desses eventos que o Curso de Noivo oferecia...





Vale a pena tentar ser feliz?
...mas, o que é felicidade?
Pode ser a história que Sebastião Mota ouviu de Ari Barroso: - Um jangadeiro disse pra Ari...


"Felicidade é
"Uma canoa no rio, uma sardinha na brasa,um cobertor para o frio, um amor dentro de casa..."

Uma representação simples numa trova; o trabalho, o fruto dele, a proteção ou a preocupação consigo mesmo e o objetivo maior: um amor dentro de casa!  A felicidade é modesta, é construída sem honraria ou pompa. 


Mas, pode ser também como Gabriela de Jorge Amado falava:
"Queria um fogão, um quintal de pitanga, goiaba, mamão; um quarto nos fundos, um homem, tão bom...!"


A tal da felicidade existe a despeito de tudo que ouvimos, que vemos, participamos.  Ela está nos rondando ... As vezes, se esconde dos mais brutos; em outras ocasiões se oferece aos mais tímidos ou acalma os  mais agitados; humilha-se diante de vaidosos; apresenta-se aos descrentes. Enfim, faz de tudo.  Ela é culta e humilde; prática e romântica; doce e forte. Ela é   na verdade o amálgama, o coquetel, a mistura de nossas  virtudes e defeitos.
No casamento ela aparecerá ora amarga, sem tempero, no ponto, em vários sabores. Não sabemos quantos. Mas, fazemos votos para que quando a tomarem, na maior parte das vezes possam dizer, está ótima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário