Postagem em destaque

Notícias de Brasília no Diário do Poder

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Em janeiro, Brasil tem déficit em conta corrente recorde, diz BC | Manchetes | Reuters

novas-cedulas.jpg (620×447)



BRASÍLIA, 23 Fev (Reuters) - O Brasil registrou em janeiro déficit em transações correntes de 7,086 bilhões de dólares, o pior já registrado desde o início da série histórica iniciada em 1947, informou o Banco Central nesta quinta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam um déficit de 6,950 bilhões de dólares no mês passado.
No acumulado em 12 meses encerrados em janeiro, o déficit em conta corrente do país ficou em 2,17 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).
O BC informou ainda que os investimentos estrangeiros diretos no país somaram 5,433 bilhões de dólares em janeiro, insuficientes para cobrir o rombo da conta corrente no mês passado.
"Há uma tendência de ampliação do déficit que reflete o crescimento da economia e, portanto, a maior demanda por parte de brasileiro por bens e serviços do exterior seja para consumo, para bens de capital ou investimento", afirmou o chefe do departamento Econômico do BC, Tulio Maciel.
As despesas com viagens internacionais ficaram deficitárias em 1,335 bilhão de dólares em janeiro passado, enquanto que as remessas de lucros e dividendos ficaram negativas em 981 milhões de dólares no período. Em janeiro de 2011, essas contas haviam mostrado saldo negativo de 1,177 bilhão de dólares e 1,879 bilhão de dólares, respectivamente.
A despesa com juros ficou negativa em 1,627 bilhão de dólares, contra um déficit de 1,879 em janeiro de 2011.
No mês passado, o investimento de estrangeiros em ações negociadas no país atingiu 4,291 bilhões de dólares, contra 732 milhões de um ano antes. Títulos em renda fixa negociadas no país ficou positiva em 555 milhões de dólares, contra um déficit de 470 milhões no mesmo período do ano passado.
COMPENSAÇÃO
No mês passado, o BC previa que o déficit em conta corrente do país ficaria em 6,7 bilhões de dólares em janeiro, quase 50 por cento superior ao IED esperado para o período, de 4,5 bilhões de dólares.  Continuação...
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário