Postagem em destaque

O VALOR DO M E.L !😀

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

MST tem exemplo de sucesso no Paraná...

"Era no “buraco” que ficavam acampados em 1996 os membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que reivindicavam a desapropriação da fazenda Giacomet-Marodim, também conhecida como Araupel. O nú­­mero de famílias na área chegou a 3 mil e o acampamento se tornou o maior do Sul do Brasil. “Tínhamos 5 mil pessoas em Rio Bonito e entraram 10 mil. De repente amanhecemos com 15 mil habitantes”, lembra o prefeito Sezar Bovino sobre as dificuldades no início da ocupação.
Após uma onda de violência que culminou na morte de dois membros dos sem-terra, a área foi desapropriada em 1998 e foram alocadas 1,5 mil famílias em três as­­sentamentos. Nasciam ali a “no­­va” Rio Bonito, como hoje é po­­pularmente conhecida essa região....."
"A cidade tem o maior número de assentados no estado. Atual­mente os assentamentos contam com dez escolas, dois postos de saúde e diversos centros comunitários e espaços de lazer. A maioria dos moradores tem uma boa qualidade de vida..."
"Aos poucos, a imagem negativa dos assentados foi perdendo força. Hoje o comércio sabe, por exemplo, que a partir das 16 horas, quando param de circular os ônibus que levam os moradores dos assentamentos, as vendas caem..."
"A força dos novos moradores veio também pelo voto: dos nove vereadores da cidade, três são do assentamento..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário